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Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
23/06/2013, 04:30 (Resposta editada pela última vez em: 23/06/2013 04:31 por marcelok5.)
Resposta: #1
Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Tópico definitivo com todas as lâmpadas do cobalt e as respectivas alternativas em led/xênon.

Antes de começar gostaria de falar sobre os avisos do painel e cancellers.
Para que o carro saiba que uma lâmpada está queimada ou não, a central faz uma leitura da corrente fornecida para a lâmpada e compara com a corrente consumida pela lâmpada original que está armazenada na central. Como uma lâmpada led/reator do xênon trabalha com uma corrente baixa, é necessário adicionar um resistor em paralelo com o led/resistor para baixar a resistência do conjunto e consequentemente aumentar o a corrente.

Além disso, alguns carros sofrem com interferências da central e/ou com a queda de tensão durante o aquecimento da lâmpada (que faz com que essa fique piscando, em alguns carros também é necessário adicionar um capacitor de 4700 microfarad por <=20v.

Visto esses 2 problemas, o pessoal decidiu criar um método para acabar com esses problemas a criou o canceller, que não é nada mais que um resistor e um capacitor que são ligados em paralelo nos fios do farol. Vale ressaltar que existem cancellers que são meros resistores encapsulados em uma carcaça de alumínio, e que esse modelo de canceller não resolve os problemas de interferência e queda de tensão.

Antes que alguém pergunte se é possível fazer um canceller DIY, eu falo que eu já tentei, e só compensa fazer a parte do capacitor. Pelo menos na minha cidade, um resistor de potencia sai muito mais caro que o kit do canceller inteiro.

Farol baixo – alto
Lâmpada original: Osram Bilux H4 64193L
Soquete: H4
Tensão: 12 V
Potencia filamento baixo: 55 W
Potencia filamento alto: 60 W
Gera aviso de painel: Sim, tanto no alto quanto no baixo.
Possibilidades de troca: Xênon/Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
Primeiramente falaremos do led. Quem quiser substituir os faróis alto e baixo por led (sim, já existe essa opção) é só comprar a lâmpada com soquete H4, atentando para o tamanho do driver do led e da ventoinha de refrigeração, visto que o espaço atrás do farol é apertado.
Sobre os avisos no painel, é importante salientar que o carro também monitora as correntes do filamento do farol alto. Portanto são necessários 2 cancellers por farol, um no alto e outro no baixo.
Outro problema é que os cancellers geralmente são projetados para instalação na alimentação do reator. Portanto você terá que cortar os terminais e emendar os fios com conectores scotchlok ou similar.
Se sua ideia é substituir as lâmpadas originais por xênon, saiba que existem 4 tipos de xênon H4.
H4-1: Xênon somente no baixo e não possui farol alto.
Serão utilizados 4 cancellers sendo que os cancellers do alto precisam consumir 60w já que estão sozinhos e não em paralelo com uma lâmpada.
H4-2: Xenon no baixo e halógena no farol alto.
Serão utilizados 2 cancellers somente pro baixo, visto que o alto já “puxa” a corrente necessária para cancelar o aviso.
H4-4: Duas lâmpadas xênon em cada farol, uma para o alto outra para o baixo. Utiliza 4 reatores no total e seria preciso 4 cancellers. Kits h4-4 só são encontrados fora do Brasil e ainda sim é difícil achar.
H4-3: O famoso bi-xênon. Deixei-o por ultimo, pois é o que tem a instalação mais chata.
O bi-xênon usa somente uma lâmpada xênon instalada sobre um eletroímã que a movimenta mudando o foco do farol de baixo para alto.
O sistema é todo alimentado direto da bateria, e o chicote possui um controlador a base de relés que monitora o chicote de somente um dos faróis (geralmente o mais perto da bateria), ligando as lâmpadas quando o farol é ligado e ativando o eletroímã quando o farol alto é acionado.
Perceba então que o chicote do farol do outro lado fica isolado e que a corrente no chicote monitorado é somente a necessária para ativar o relé.

Sabendo disso, creio que é necessário o uso de pelo menos 4 cancellers e que esses também devem ser modificados para ser ligado direto nos chicotes dos faróis e devem consumir a corrente utilizada pela lâmpada original que é de 4,6 A no baixo e 5 A no alto.

Sobre os problemas de interferência e queda de tensão, se você não tiver tendo esses problemas, compre o canceller que possui só o resistor, pois eles são mais baratos. Eu tenho xênon nos faróis e no neblina, utilizando reatores normais no farol e reatores slim no milha. No entanto, quando eu utilizava o reator slim no farol, a lâmpada piscava. Outra observação importante é que os reatores diminuem a recepção das rádios fm. Nas ruas eu não tenho problemas, mas na garagem de casa eu só consigo ouvir Jovem Pan com o farol desligado. haha =D

[Imagem: New-2pcs-lot-H4-102-SMD-LED-White-H4-Car...DC-12V.jpg]
[Imagem: zfk1.jpg]
[Imagem: diferencaentrelampadasx.gif]


Farol neblina (o cobalt não tem milha!)
Lâmpada original: GE881/BP
Soquete: H27 881 (conector em ângulo-original) 880 (conector reto-compatível)
Tensão: 12 V
Potencia filamento: 27 W
Gera aviso de painel: Não
Possibilidades de troca: Xenon/Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
Primeiramente tome cuidado para tirar a lâmpada original, quando eu tirei, uma das travas da lâmpada original quebrou.
Para instalação de leds o habitáculo tem espaço suficiente e tanto o 880/881 servem. Avisos de painel não são gerados.

Para instalação de xênon não existem problemas em relação a erros e canceller. É só instalar seguindo o manual. Não é preciso retirar o para-choque. Solte os 6 parafusos do para-lama (3 em baixo 3 na lateral) e a presilha ao fundo. Gire a roda e você terá espaço suficiente para a instalação. Peça ajuda de alguém para iluminar o local por cima que ajuda bastante.

[Imagem: China_Hid_Xenon_Bulb_H27_88020101201657071.jpg]
[Imagem: $T2eC16N,!yEE9s5jEbLzBR%28dfdfRog~~6...880000500F]
[Imagem: 881-8w-450-500lm-white-light-led-bulb-fo...060938.jpg]


Farolete/luzes de posição/lanterna/meia luz etc...
Observação: Apesar de esta lâmpada ter 2 filamentos, no soquete só existem fios alimentando o filamento baixo (5w)
Lâmpada original: Toshiba 12V 21/5W
Soquete: T20 – W3x16q – 7443 (ver foto abaixo)
Tensão: 12 V
Potencia filamento 1: 5 W
Potencia filamento 2: 21W
Gera aviso de painel: Sim se potencia < 5w
Possibilidades de troca: Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
Apesar do soquete ser 4773 utilize uma lampada 4770 para utilizar toda a iluminação dela! Se a lâmpada utilizada for <= 5 W não é gerado erro no painel. Se for menor que 5 W é necessário um canceller que aumente o consumo para 0,42 A.

[Imagem: Miniature-Auto-Bulbs-T20-T20-.jpg]
[Imagem: 7440-7443-LED-Car-Light-6W-.jpg]
[Imagem: c9nj.jpg]

Setas/Indicador de direção
Lâmpada original: Varia conforme o lote, no meu Sylvania Py21w
Soquete: PY21W Pinos na mesma altura com ângulos assimétricos, sendo o menor = 150ᵒ
Tensão: 12v
Potencia filamento: 21w
Gera aviso de painel: Sim
Possibilidades de troca: Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
calcular a corrente do led e usar resistor canceller em paralelo para atingir 1,75 A

[Imagem: 10560_prod_py21w-heavy-star_440x440.jpg]
[Imagem: 1156-BAU15S-PY21W-24LEDs.jpg]

Luz de Ré e Luz de freio (lâmpada de cima)
Lâmpada original: Varia conforme o lote, no meu P21W genérico
Soquete: P21W Pinos na mesma altura com ângulos simétricos.
Tensão: 12v
Potencia filamento: 21w
Gera aviso de painel: Sim
Possibilidades de troca: Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
calcular a corrente do led e usar resistor canceller em paralelo para atingir 1,75 A

[Imagem: 6461_prod_automotive_p21w_standard_440x440.jpg]

Posição + Luz de Freio
Lâmpada original: Varia conforme o lote, no meu P21/5W genérico
Soquete: P21/5W ou P21w5 Pinos com altura diferente e com ângulos simétricos.
Tensão: 12V
Potencia filamento posição: 5 W
Potencia filamento posição: 21 W
Gera aviso de painel: Sim
Possibilidades de troca: Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
calcular a corrente dos leds que acendem na posição e usar resistor canceller em paralelo para atingir 0,42 A
Calcular a corrente dos leds que acendem para o freio e usar resistor canceller em paralelo para atingir 1,75 A

[Imagem: brake-light-p21-5w-10-itens-pack_okcopt1...287383.jpg]
[Imagem: led_2_polos.jpg]


Luz interna/Luz de salão/Luz de teto
Lâmpada original: Osram 12V10W
Soquete: Torpedo feeston - 41mm
Tensão: 12 V
Potencia filamento: 10 W
Gera aviso de painel: Não
Possibilidades de troca: Led

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcRFX3NklN5TUQrGP3dL4t4...CawaC94n7A]
[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcR0z6WlzM8TiSO1DPcxJLJ...tkq4uABJKR]


Luz Porta luvas e Porta malas
Lâmpada original: Osram W5W 12V
Soquete: T10- w2.1x9.5d
Tensão: 12 V
Potencia filamento: 5 W
Gera aviso de painel: Não
Possibilidades de troca: Led

[Imagem: 2821%202825-500x500.jpg]
[Imagem: LED-Auto-Light-T10-5SMD-5050-3chips-501-LED.jpg]

Luz da Placa de licença
Lâmpada original: Osram W5W 12V
Soquete: T10- w2.1x9.5d
Tensão: 12 V
Potencia filamento: 5 W
Gera aviso de painel: Sim se potencia < 5W
Possibilidades de troca: Led

Problemas gerados com a troca e instruções para resolvê-los:
Não compensa utilizar lâmpadas normais com canceller a parte. Compre uma lâmpada can-bus com canceller embutido.

[Imagem: 2821%202825-500x500.jpg]
[Imagem: par-lmpadas-pingo-t10-5-led-smd-5050-bra...062012.jpg]

Tudo que esta aqui eu aprendi ou com os colegas do forum ou pesquisando. Fica autorizado a copia deste topico em outros sites desde que seja colocado a fonte e a autoria por parte do cobalt clube.
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23/06/2013, 09:41
Resposta: #2
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Prezado Marcelok5: Novamente gostaria de agradecê-lo pelas informações solicitadas neste tópico e apesar de sua paciência com esse pobre ignorante que, no alto de seus 70 anos, continua sem saber que lampada pode usar nas lanternas DIANTEIRAS do seu Cobalt. Nas suas explicações voce diz:"Apesar do soquete ser 4773 utilize uma lampada 4770 para utilizar toda a iluminação dela! Se a lâmpada utilizada for <= 5 W não é gerado erro no painel. Se for menor que 5 W é necessário um canceller que aumente o consumo para 0,42 A". Fiquei sem entender: ela terá de ser de 5w ou menor ou maior?. Obrigado, novamente. Atenciosamente, Alvaro Newto.
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23/06/2013, 11:40 (Resposta editada pela última vez em: 23/06/2013 11:49 por lgalves.)
Resposta: #3
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Excelente tópico. Agora quem puder contribuir com as lâmpadas (marcas e modelos) que colocaram em seus carros seria muito bom! Vai ajudar a gente parar de testar lampadas e colocar logo as certas! Eu por exemplo, não quero perder iluminação se comparado as originais.

As que eu comprei e e chegaram em um nível satisfatório foram estas:

Para luz do teto do motorista/carona e também para as placas usei estas (é necessário comprar 2 pares):
http://dx.com/p/0-4w-t10-1210-8-led-vehi...pack-34608

Para a luz do teto do banco de trás usei estas:
http://dx.com/p/42mm-2w-6500k-126-lumen-...-12v-51376

Esta eu comprei, mas não chegou, acredito que iluminará mais:
http://dx.com/p/1-5w-41mm-16-smd-3528-le...-car-67062

Para as lanternas da frente eu comprei essas, mas não gostei pois achei muito fraca:
http://dx.com/p/12v-t20-15-led-vehicle-l...white-5276

Para substituir as de cima comprei essas, mas ainda não chegou:
http://dx.com/p/192119


Gostaria de opções para as lâmpadas H27, mas sem perder luminosidade!

Abçs.
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23/06/2013, 15:24 (Resposta editada pela última vez em: 23/06/2013 15:34 por marcelok5.)
Resposta: #4
Positivo RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Alvaroneto, pode perguntar sem problemas que a gente ta aqui pra ajudar.
Vamos lá. Uma das surpresas que eu tive com o cobalt foi saber que as lâmpadas da lanterna dianteira e seus respectivos conectores possuiam 2 polos (2 filamentos, 2 polos positivo, e um negativo comum aos 2) apesar de só ter 1 polo cabeado no conector. Ou seja, colocaram uma lampada com 2 filamentos, um conector com 2 polos, mas na hora de ligar o chicote no conector eles só ligaram o polo que alimenta o filamento mais fraco, de 5 Watts. O polo que alimenta o filamento mais forte e o respectivo filamento ficam inutilizados, não tem nenhum fio chegando até eles.

Sabendo então que, apesar da lâmpada ser de 2 polos e o conector ser de 2 polos (7443), só um polo é ligado e que o conector de 2 polos aceita normalmente a lâmpada de 1 polo, compensa mais comprar a de 1 polo (7440) pois, além de ser mais barata, vc irá utilizar todos os leds dela e não só a metade como aconteceria se vc comprasse a 7443, já que nesta, metade dos leds vai num polo e a outra metade vai no outro.

Já sabemos então que a lâmpada mais correta a ser utilizada é a 7440. Vamos agora falar das potencias.
Sabendo que a lâmpada original consome 5 Watts e 0.42 Amperes (5W/12V= 0.42 Amperes), para que o carro entenda que a lâmpada não está queimada é necessário que a sua lâmpada led use os mesmos 0.42 Amperes. Você até pode colocar uma lâmpada mais fraca. Mas ai vc precisará usar um resistor (que é basicamente um gastador de energia) em paralelo para que a corrente total seja a mesma da original.

Como o objetivo da galera é melhorar a iluminação, acho melhor usar logo uma lâmpada que consuma pelo menos 5w e transformar essa grana que seria usada no resistor em algo melhor (Cerveja Sorrisão).
Uma ultima coisa que deve ser observada é que a fiação do carro foi projetada para que essa lâmpada consuma algo em torno de 5w. Portanto não é recomendado que se coloque uma lâmpada muito forte pois terá o risco de queimar algum fusível ou até derreter a fiação.

Resumindo tudo, pegue uma lâmpada 4770 com potencia de 5w.
Se quiser uma mais fraca, tudo bem, mas ou vc convive com um alerta no painel, ou coloca um resistor.

(23/06/2013 11:40)lgalves Escreveu:  Para substituir as de cima comprei essas, mas ainda não chegou:
http://dx.com/p/192119
Gostaria de opções para as lâmpadas H27, mas sem perder luminosidade!

Perceba que esta lâmpada possui 2 polos! Creio que só metade dos leds acenderão. Mas calma, nem tudo está perdido. Quando a lâmpada chegar, teste ela no carro mas sem encaixar no habitáculo do farol, se acontecer mesmo de acender só metade existe uma solução.

Se vc ver melhor, existe 4 perninhas nesta lâmpada. um par é o positivo e o negativo de metade das lâmpadas, e o outro par é o positivo e o negativo da outra metade. Se vc quiser acender tudo, é só torcer as 2 perninhas de trás para a frente para juntar as perninhas das 2 metades em uma só. Se acontecer de não acender é só virar tudo pro outro lado.
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23/06/2013, 17:34
Resposta: #5
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Pow galera que tem led na meia luz, poderia tirar foto e mandar pra gente ver como fica e mostrar o link de qual comprou como o amigo lgalves, demorei muito pra acertar do meu gol g5 e não estou com tempo para testar no cobalt.

ABs

[Imagem: tj7y.jpg]
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24/06/2013, 08:30
Resposta: #6
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Vou fixar esse tópico, é o mais completo de todos, valeu marcelok5!

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24/06/2013, 15:38
Resposta: #7
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
marcelok5, parabéns pelo tópico! Muito bom!

Gostaria de saber se você recomenda algum link para comprar essas lâmpadas.

Obrigado!
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24/06/2013, 16:51
Resposta: #8
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
(23/06/2013 15:24)marcelok5 Escreveu:  Alvaroneto, pode perguntar sem problemas que a gente ta aqui pra ajudar.
Vamos lá. Uma das surpresas que eu tive com o cobalt foi saber que as lâmpadas da lanterna dianteira e seus respectivos conectores possuiam 2 polos (2 filamentos, 2 polos positivo, e um negativo comum aos 2) apesar de só ter 1 polo cabeado no conector. Ou seja, colocaram uma lampada com 2 filamentos, um conector com 2 polos, mas na hora de ligar o chicote no conector eles só ligaram o polo que alimenta o filamento mais fraco, de 5 Watts. O polo que alimenta o filamento mais forte e o respectivo filamento ficam inutilizados, não tem nenhum fio chegando até eles.

Sabendo então que, apesar da lâmpada ser de 2 polos e o conector ser de 2 polos (7443), só um polo é ligado e que o conector de 2 polos aceita normalmente a lâmpada de 1 polo, compensa mais comprar a de 1 polo (7440) pois, além de ser mais barata, vc irá utilizar todos os leds dela e não só a metade como aconteceria se vc comprasse a 7443, já que nesta, metade dos leds vai num polo e a outra metade vai no outro.

Já sabemos então que a lâmpada mais correta a ser utilizada é a 7440. Vamos agora falar das potencias.
Sabendo que a lâmpada original consome 5 Watts e 0.42 Amperes (5W/12V= 0.42 Amperes), para que o carro entenda que a lâmpada não está queimada é necessário que a sua lâmpada led use os mesmos 0.42 Amperes. Você até pode colocar uma lâmpada mais fraca. Mas ai vc precisará usar um resistor (que é basicamente um gastador de energia) em paralelo para que a corrente total seja a mesma da original.

Como o objetivo da galera é melhorar a iluminação, acho melhor usar logo uma lâmpada que consuma pelo menos 5w e transformar essa grana que seria usada no resistor em algo melhor (Cerveja Sorrisão).
Uma ultima coisa que deve ser observada é que a fiação do carro foi projetada para que essa lâmpada consuma algo em torno de 5w. Portanto não é recomendado que se coloque uma lâmpada muito forte pois terá o risco de queimar algum fusível ou até derreter a fiação.

Resumindo tudo, pegue uma lâmpada 4770 com potencia de 5w.
Se quiser uma mais fraca, tudo bem, mas ou vc convive com um alerta no painel, ou coloca um resistor.

(23/06/2013 11:40)lgalves Escreveu:  Para substituir as de cima comprei essas, mas ainda não chegou:
http://dx.com/p/192119
Gostaria de opções para as lâmpadas H27, mas sem perder luminosidade!

Perceba que esta lâmpada possui 2 polos! Creio que só metade dos leds acenderão. Mas calma, nem tudo está perdido. Quando a lâmpada chegar, teste ela no carro mas sem encaixar no habitáculo do farol, se acontecer mesmo de acender só metade existe uma solução.

Se vc ver melhor, existe 4 perninhas nesta lâmpada. um par é o positivo e o negativo de metade das lâmpadas, e o outro par é o positivo e o negativo da outra metade. Se vc quiser acender tudo, é só torcer as 2 perninhas de trás para a frente para juntar as perninhas das 2 metades em uma só. Se acontecer de não acender é só virar tudo pro outro lado.

Olá marcelok5,

Como vc mesmo já disse, o lance das perninhas é só entortá-las pro lado certo Alegre
Já tinha feito isso na lâmpada anterior e funcionou de boa!
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24/06/2013, 19:28
Resposta: #9
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Show Marcelo, muito bom, todas as informações possíveis.
Eu estava fazendo um mas esse seu está 10. O moderador pode até apagar aquele.

Um "a parte" importante, a lâmpada da mala é 8W e não 5W.
Ela não dá sinal de código e imagino que o teto também não dê.

[Imagem: xtgq.jpg]

Pode apagar este post se quiser para não poluir o tutorial.
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26/06/2013, 19:17 (Resposta editada pela última vez em: 26/06/2013 19:22 por lgalves.)
Resposta: #10
RE: Topico definitivo das lampadas do cobalt - led/xenon - erros e soluções
Fala galera,
As duas lâmpadas que comprei chegaram. Só troquei a do farolete, a outra da luz do banco de trás ficou parecida mas um pouco pior. Meu time "titular" agora é esse:

Para luz do teto do motorista/carona e também para as placas usei estas (é necessário comprar 2 pares):
http://dx.com/p/0-4w-t10-1210-8-led-vehi...pack-34608

Para a luz do teto do banco de trás usei estas:
http://dx.com/p/42mm-2w-6500k-126-lumen-...-12v-51376

Para o farolete da frente eu comprei essas, mas não gostei pois achei muito fraca:
http://dx.com/p/192119

Ainda estou na procura por lampadas led H27 com luminosidade equivalente as halógenas, alguém tem alguma opção por aí?
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