Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
02/06/2016, 22:41
Resposta: #1
GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Pessoa, boa noite.
Depois de muita leitura e muita pesquisa, mas muita mesmo, cheguei à conclusão de que GNV é sorte, ou é como lei no Brasil, tem carro que pega e carro que não pega. Muita gente contra, muita gente a favor, consumos diferentes, experiências diferentes, enfim, não dá pra ter uma conclusão com as pesquisas. Mas eu precisava trabalhar com meu carro e só no álcool não dava. Meu Cobalt 1.8 AT 16/16 estava fazendo 6,5 km/l no álcool, ou seja, arredondando, R$ 150,00 para 300 km, sendo que o nosso Colbalt tem uns 50 litros no tanque (essa é uma média aproximada, quem souber os valores exatos, por favor, pode corrigir, agradeço).
Bom, não adiantava mais nada ler outro milhão de informações, precisava instalar e aproveitei uma parceria do meu empregador com uma convertedora em Madureira, no Rio de Janeiro, chamada Bicar. Eu fiquei muito com o pé atrás, nem pensava em instalar, ia acabar trabalhando em outra coisa, mas o IPVA do Cobalt está muito caro, assim como o segura, então, uma aplicação em GNV em pouco tempo se pagaria (se eu estivesse trabalhando)
Fui hoje na Bicar, deixei o carro de manhã e peguei às 17h. Fui bem atendido, a loja estava bem cheia, sinal de clientela e tinha até outro Cobalt LTZ. O kit gás sugerido por quem me atendeu foi o de 3a. geração. Ainda comentei que o carro era automático e perguntei por que não se instalava o de 5a. geração. A resposta foi que, por experiência, o de 3a. geração funciona muito bem no motor do Cobalt. Como não tinha motivo pra desconfiar de ninguém, aceitei a palavra do atendente e mandei instalar. Ah, e coloquei a válvula externa.
Quando fui pegar o carro, me pediram pra ir num posto ali perto, encher o tanque com o GNV (R$ 1,89 o metro cúbico) pra ver se não tinha vazamentos e fazer os últimos ajustes. Enchi o tanque (R$ 31,00 e a bomba marcou 15,40 metros cúbicos) e fui fazer os ajustes. O posto, aliás, me pareceu bem ruim, não lembro de ter bandeira e não sei se o gás era de qualidade e nem sei se existe isso de gás com qualidade, mas deve haver, como a gasolina.
Bom, com os ajustes, a marcha lenta estava ótima e liberaram o carro. Aí começou o problema (isso tudo hoje, lá pras 19h).
Peguei um trânsito terrível ali em Jacarepaguá, Tanque, etc. e o carro se comportou de uma maneira bem estranha. Na marcha lenta ele continuou ok, mas, para sair, ele dava uns solavancos, como se fosse morrer, mas não morreu. Na verdade, nem parecia solavanco de falta de potência, mas de excesso! Para parar também. Conforme ele ia parando e eu apertava o freio, ficando em "D" no câmbio, ele dava uns bons solavancos, como se estivesse querendo sair. Mas isso foi intermitente. Tinha vezes que ia freando e ele aceitava macio, mesmo comigo segurando com o freio no "D". Passando para "N", vinha a marcha lenta ok.
E o carro aumentou os RPMs pra passar as marchas no automático. Juntei isso com o consumo e parece que ele está bebendo mais gás do que o álcool.
O kit gás tem quatro luzinhas verdes que são a capacidade do tanque. A primeira bolinha apagou com 28km rodados (contados a partir da saída do posto), e o computador de bordo baixou os já poucos 6,5 km/l no álcool para 6,1 km/l no gás!!!
Não sei se isso é um período de ajuste, ou se é a qualidade do gás ou se, de fato, um kit de 3a. geração é inapropriado para um carro 1.8 Automático. Mas isso tudo foi hoje no fim da tarde.
Amanhã vou voltar à Bicar e comunicar todos esses sintomas e ver a solução que eles vão dar. O kit custou R$ 3440,00 (Já com a válvula externa).

Logo que tiver mais resultados, posto aqui pra nós.

Abraço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
02/06/2016, 23:55
Resposta: #2
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Quando coloca GNV pela primeira vez, sempre tem um pouco de ar que fica no cilindro quando colocam
a válvula, no cilindro só fica puro no 3 terceiro abastecimento.
O ajuste do GNV pode estar muito rica( muito Gas) ai ele afoga, no kit de 4 geração
com o atuador de fluxo não deixa isso acontecer.
Mas é isso mesmo ajuste, no inicio.

LT 1.4 -14/14 - Bege Desert - GNV 5º Geração-
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/06/2016, 13:24
Resposta: #3
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Olá meu amigo....eu coloquei lá o gás no meu Cobalt ltz 1.8 mas ele 14/15
O atendimento lá é muito bom....volte lá e fale com o júnior que é o dono!
Um cara super gente boa!
Em relação ao computador de bordo descer o álcool, é normal....pq meio que o computador fica doido, pq ele tá vendo o carro aumentar o km e não descer o combustível líquido (pq no caso ele só marca o combustível líquido)
Ah o meu kit tbm é 3 geração e sobre os solavancos quando está parado no D, no caso no meu ele faz isso mesmo no álcool ou gasolina só que menos.... então creio que seja por conta da troca de combustível....de resto o carro está muito bom!
Como disse eu coloquei lá tbm....e passei pelas mesmas coisas que vc!
Espero ter ajudado grande ABS
Ass: Assis santos
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/06/2016, 14:08
Resposta: #4
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Valeu, pessoal, pelos comentários. Deixa eu então falar como foi hoje de manhã, lá na Bicar, o meu segundo dia.

Cheguei cedo e fui bem atendido pelo próprio dono que constatou o problema e pediu pra dar uma volta no quarteirão pra ver na rua como estava. E realmente havia um problema na marcha lenta, o carro dessa vez chegou a morrer. Ainda na loja, ele fez uns ajustes numa peça que tem um mostrador, girou uma rodinha de plástico pra lá e pra cá mas não resolveu. Pediu pros mecânicos darem uma olhada nas velas (podia ser vela aberta) mas também não adiantou (fecharam um pouquinho as velas dando uma martelada de leva na ponta pra encurtar a distância do contato, bem de leve). Bem, aí ficou esquisito e logo um dos mecânicos começou a regular a marcha lenta (pra quem está dentro do carro, é à esquerda, na nossa frete. Não sei exatamente onde, mas não pareceu muito lá embaixo não). Pedia pra acelerar, acelerar e segurar, ligar e desligar o ar e tal e depois pediu pra dar uma volta no quarteirão antes de ir embora (aqui o mecânico tava totalmente seguro, 100% de certeza de que depois da volta não ia retornar à loja). Bem, pra falar a verdade, dei duas voltas e ainda peguei um anda-para de sinal. Estava realmente resolvido, tudo certo. Voltei mas foi só pra agradecer ao pessoal. Ainda perguntei ao dono se esse ajuste, com o tempo e com a mudança de álcool e gás de vez em quando ia desregular. Sei lá, eu, que sou leigo, acho esses ajustes muito frágeis. Não é nem o ato de ajustar, são as pecinhas, sei lá, parece que no primeiro buraco vai desregular tudo. Mas é medo de leigo.
Então é isso. Saí da loja e vim para a Barra, peguei trânsito mas estava tudo certo. Qualquer trepidaçãozinha eu já grilava, tipo em avião, quando dá uma turbulência milimétrica já me imagino aos pedaços no fundo do mar... rsrs
Resumo do 2o. dia. O problema aparentemente foi consertado(digo aparentemente porque quero agora fazer uns trajetos maiores pra ver o comportamento do carro por mais tempo e mais quilometragem, mas acho que resolveu). O gás acabou com 87km rodados, 16 metros cúbicos. Como o amigo disse, pode ser que na terceira ou quarta enchida melhore, vamos ver. Também como o amigo falou, o computador de bordo desce ainda mais o consumo, agora está a 5.8 km/l. O dono da Bicar também disse que agora, com o gás, essa medição pode ser desconsiderada.
Então é isso. vou postando aqui ou pela mudança que espero que não haja ou para dizer que continua tudo bem. E vamos contribuindo com o clube, com quem já é freguês e com quem está chegando com o Cobalt, até pra tirar o medo do pessoal de primeira viagem, como eu.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/06/2016, 15:20 (Resposta editada pela última vez em: 03/06/2016 15:22 por victor porto.)
Resposta: #5
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
É galera boa tarde o meu é um lt 2013 2014 comprei ano passado e ele veio com o kit geração 5 no início o carro ia bem mas depois de um tempo comecei a ver que a gasolina estava sendo consumida junto com o gás também observei que o carro estava demorando muito para passar para o gás tipo uns 5 km daí fiz até uns comentários aqui no clube e fui informado que o 5 geração era assim mesmo só passava pro gás depois de uma certa temperatura então levei no mecânico que me disse a sequinte coisa o geração 5 é regulado apenas para um combustível líquido e na maioria das vezes é álcool então foi o que fiz por incrível que pareça o carro parou de consumir os dois combustível lógico que tem um consumo de álcool pois o geração 5 só passa pro gás depois de uma temperatura porém agora passa para o gás em menos de 2 km e diminui bem o consumo conclusão só pode por 1 tipo de combustível no caso do geração 5 agora estou procurando um lugar em niteroi que mexa no kit zavoli brc pra vê se tá tudo certo além poderia me indicar
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/06/2016, 18:27
Resposta: #6
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Olá amigo entãoum lugar em Niterói eu nao sei, mas sei que esse lugar Bicar em Madureira o cara é bom e entende muito do assunto.....se vc tiver com dificuldade de achar alguém e de um jeito no seu problema, de um oulo e tentar fala com o júnior, e ver se ele pode te ajudar na regulagem do kit....e questão do álcool pelo que sei que é pouco. O carro funciona melhor com alccol mesmo!

(03/06/2016 15:20)victor porto Escreveu:  Ã‰ galera boa tarde o meu é um lt 2013 2014 comprei ano passado e ele veio com o kit geração 5 no início o carro ia bem mas depois de um tempo comecei a ver que a gasolina estava sendo consumida junto com o gás também observei que o carro estava demorando muito para passar para o gás tipo uns 5 km daí fiz até uns comentários aqui no clube e fui informado que o 5 geração era assim mesmo só passava pro gás depois de uma certa temperatura então levei no mecânico que me disse a sequinte coisa o geração 5 é regulado apenas para um combustível líquido e na maioria das vezes é álcool então foi o que fiz por incrível que pareça o carro parou de consumir os dois combustível lógico que tem um consumo de álcool pois o geração 5 só passa pro gás depois de uma temperatura porém agora passa para o gás em menos de 2 km e diminui bem o consumo conclusão só pode por 1 tipo de combustível no caso do geração 5 agora estou procurando um lugar em niteroi que mexa no kit zavoli brc pra vê se tá tudo certo além poderia me indicar
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/07/2016, 21:01
Resposta: #7
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Tenho um cobalt, 13/14, coloquei gnv 3° geração, até então está tudo funcionando perfeitamente, quando atinge a velocidade de 130km , a luz de injeção começa a piscar , eu desacelero e ela para, se eu manter em 110km ela não acende, isso é tanto no gnv como na gasolina. Alguém ja passou por isso.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/07/2016, 22:48 (Resposta editada pela última vez em: 19/07/2016 22:54 por Edi-Barulho.)
Resposta: #8
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Amigos, comprei á 45 dias um Cobalt LT 1.8 Econoflex 2013/2014 manual. Estou gostando muito do carro e pensando em melhorar o consumo de combustível ando pesquisando aqui no fórum as experiências com GNV.
Percebi que entre os Kit's de 3ª, 4ª e 5ª geração o ideal seria o de 4ª.
Essa informação procede?

[Imagem: 2v05_521_uari8.jpg]Uploaded at ImageFra.me
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/07/2016, 00:03
Resposta: #9
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
(19/07/2016 22:48)Edi-Barulho Escreveu:  Amigos, comprei á 45 dias um Cobalt LT 1.8 Econoflex 2013/2014 manual. Estou gostando muito do carro e pensando em melhorar o consumo de combustível ando pesquisando aqui no fórum as experiências com GNV.
Percebi que entre os Kit's de 3ª, 4ª e 5ª geração o ideal seria o de 4ª.
Essa informação procede?

[Imagem: 2v05_521_uari8.jpg]Uploaded at ImageFra.me

Eu coloquei um 3 geração, está excelente, conversei com alguns taxista , me informaram a mesma coisa.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/08/2016, 11:25
Resposta: #10
RE: GNV 3a GERAÇÃO - 1.8 AT 16/16 - TUTORIAL / MINHA EXPERIÊNCIA PASSO A PASSO
Bom dia ! O meu é um cobalt ltz 1.8 automático 2012/2013 kit gnv de 3ªgeração e toda hora tenho que levar o carro pra regular . Carro fica dando cabeçada , oscila na lenta. Coloquei na StarGas abolição não indico há ninguém.
Vou na gazcar2000 ver o que faço ...
Tô pensando em comprar um kit 5ªgeração e mandar instalar pois o 3ªgeracao está me dando dor de cabeça.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Minha experiência pessoal com Militec 1, será que realmente funciona? Admin 2 7.861 30/06/2021 10:43
Última Resposta: ygornascimento
  gnv quinta geraçao victor porto 1 4.102 17/05/2016 19:26
Última Resposta: sidnei sales

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes