Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como evitar barulhos no console e porta trecos
17/12/2014, 10:44 (Resposta editada pela última vez em: 17/12/2014 10:52 por maiconramones.)
Resposta: #1
Como evitar barulhos no console e porta trecos
Então hoje vou passar o passo a passo do que eu fiz para eliminar um pouco dos ruídos do console do carro.

Umas das coisas que faz bastante barulho é quando você coloca algum objeto no porta trecos, como quase todo o revestimento do Cobalt é de plástico isso resulta em barulhos. Um exemplo, se você largar uma chave ela vai fazer ruído em cada buraco que o carro passar ou ainda em cada curva pois vai ficar deslizando de um lado para outro.

Para evitar esses ruídos eu comecei a pesquisar quais os materiais que poderiam ser utilizados, nessa pesquisa encontrei três tipos de materiais que poderiam ser utilizados: feltro betumado, feltro e EVA.

Só encontrei feltro betumado com uma espessura muito grande, na média os feltros betumados possuem 8 milímetros e isso inviabiliza o seu uso em lugares com bastante dobras como lugares pequenos, sem falar que é preciso utilizar cola para fixar. No caso do EVA é possível encontrá-lo com um boa espessura, 2 milímetros, mas cai no mesmo problema da cola. Acabei encontrado na Leroy Merlin feltro com adesivo (http://www.leroymerlin.com.br/feltro-ret...s_86883580) na espessura de 2 milímetros, como esse feltro já vem com cola ele foi o escolhido.

Atenção: Antes de continuar esse tutorial, tenha em mente que além do material utilizado você vai precisar ter MUITA PACIÊNCIA, se estiver sem tempo ou com pressa nem tente fazer esse tutorial.

Vamos então ao material utilizado:
[Imagem: ky8daa.jpg]

O primeiro porta treco que recebeu o feltro foi o que fica abaixo dos controles do ar condicionado. Para facilitar o recorte do feltro e evitar erros fiz um molde em folha de ofício mesmo, como eu sou um cara muito camarada com a galera do fórum vou colocar aqui o modelo já com as medidas corretas para o recorte.

Ele é exatamente esse:
[Imagem: XIWr9i.jpg]

E no final a folha de feltro deve ficar parecida com essa:
[Imagem: msBtlb.jpg]

Montagem 1

A montagem foi dividida em duas partes para facilitar a colocação. Lembrando novamente de duas recomendações: muita paciência (de novo) e cuidado para não encostar os lados que possuem adesivo um no outro, se isso acontecer é necessário ter mais paciência (ainda) para descolar as partes ou você pode ter que jogar fora o feltro e recortar um novo.

Parte I

1 - Se lembram que no molde acima existe uma linha pontilhada? A minha recomendação é recortar exatamente nessa linha.
2 - Utilize como referência o espaço destinado para a porta USB e entrada auxiliar, foi justamente para encaixar nessa saliência que foi feito o encaixe em forma de quadrado.
3 - Comece colando do meio para os lados.

Parte II

Utilize a parte restante do feltro para forrar a parte de baixo.

2 - Encoste o feltro na parte já colada, ela vai ser a referência para que você alinhe as partes.
3 - Procure encaixar os "V's" que foram recortados do molde
4 - Vá largando cuidadosamente o feltro no sentido em direção a alavanca de câmbio.
5 - Aplique força para colar os feltro nos cantos.

Fotos do resultado final:
[Imagem: 3VLpcr.jpg]

[Imagem: f7T59P.jpg]

Montagem 2

Essa parte tem como objetivo forrar o microscópico porta treco que está presente do lado da tomada 12V. Utilizo esse porta treco justamente para guardar o controle do portão eletrônico.

Para forrar esse porta treco foi necessário fazer dois moldes.

O primeiro para forrar a chão e o segundo para forrar as paredes:
[Imagem: RMnPfK.jpg]

Para colar a parte do chão não existe mistérios nem paciência, basta tirar o adesivo, apoiar em um canto e colar o resto.

Agora para a parte II existe mais um passo a passo.

1 - Descole somente uma parte do adesivo do feltro
2 - Comece colando a partir de um dos cantos para que a emenda fique "escondida"
3 - A medida que for avançando na colagem vá retirando o restando do adesivo
4 - Friccione bem nos cantos em quanto estiver colando para evitar sobras na parte final

Fotos do resultado final:
[Imagem: T5iC3v.jpg]

[Imagem: wppP9P.jpg]

Montagem 3

E por fim coloquei feltro no porta luvas, mas como essa parte não possui muito espaço para tirar medidas eu fui no "olho". Com isso não consegui gerar nenhum molde, mas saliento que é necessário comprar mais uma peça de feltro. Se alguém conseguir realizar a montagem I e II vai achar o porta luvas mamão com açúcar de fazer.

Fotos do resultado final:
[Imagem: 1RDz6p.jpg]

[Imagem: EvVijv.jpg]

Dá para melhorar bastante coisa, só a prática leva a perfeição, mas acredito que o objetivo final foi cumprido, o de tirar os barulhos de plástico do console. Quem quiser pode colocar mais feltro em outras partes, como o porta treco das portas, no porta treco que fica a esquerda atrás da direção ou ainda no que fica em cima do porta luvas. Também dá para colocar no espaço reservado para porta copos, só tem que ficar esperto para não colocar nada fixo no chão dos porta copos no console central, existe ali um encaixe que permite a desmontagem do console em caso de manutenção, outra coisa que se deve ficar espero é que a inclusão desses materiais diminui o espaço.

Eu coloquei nesses três locais por que são os lugares que eu mais utilizo mas seguindo essa ideia da para adaptar essas dicas para outras necessidades.

Era isso pessoal espero que curtam ai, abraço

PS: Movi o conteúdo dessa thread http://www.cobaltclube.com.br/thread-1757.html pra cá, para ficar com um título correto e na área correta.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/12/2014, 13:50
Resposta: #2
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Caramba, você é muito paciente mesmo, parabéns, ficou muito bom o acabamento e realmente deve evitar os barulhos, não sei se vou ter paciência e tempo pra fazer isso, mas mesmo assim obrigado por disponibilizar as medidas com detalhes!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/12/2014, 14:46
Resposta: #3
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
O meu barulho vem de dentro do painel, já tirei tudo, ate o radio e a moldura.
O som parece vir atras dos comandos do ar e ventilação.
Um dia vou desmontar tudo para ver.
Ficou show o seu trabalho.

LT 1.4 -14/14 - Bege Desert - GNV 5º Geração-
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/12/2014, 16:28
Resposta: #4
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Meus parabéns, ficou muito bom mesmo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/12/2014, 16:34
Resposta: #5
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Obrigado pessoal.

@sidnei sales
Tem alguma condição específica que ocorre o barulho? De repente manda na css para eles abrirem.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/12/2014, 19:41
Resposta: #6
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Quando passo por pista com paralelepípedo (pedras), vou ver.

LT 1.4 -14/14 - Bege Desert - GNV 5º Geração-
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/12/2014, 00:14
Resposta: #7
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
O meu continua sem barulhos na estrutura ou nos plásticos,somente nos porta trecos se tiver algum objeto,também vou providenciar esta forração.

COBALT LTZ 12/12 C/GNV
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/12/2014, 10:51
Resposta: #8
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Parabéns pela iniciativa, precisamos de mais usuários como você.

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/12/2014, 12:33 (Resposta editada pela última vez em: 24/12/2014 12:37 por descent.)
Resposta: #9
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Parabens cara !!!!!

isso me lembrou os carros antigos ,, uma economia BESTA dos dias de hoje !!!!

sidnei,

se interessar, eu tinha um barulho semelhante ao seu, a css não descobriu, eu tirei o PORTA LUVAS e achei 2 peças com ATRITO no plastico a painel, tirando o porta luvas vc com o dedo vai ver mexendo nas peças e vendo as que tem atrito. Para resolver atrivos, eu usei aquelas velcros redondos com adesivo, nao sei dizer qual exatamente, pois mexi e vi as que estavam com atrito .. isso na primeira semana de uso com o carro ja vi isso
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/12/2014, 13:58
Resposta: #10
RE: Como evitar barulhos no console e porta trecos
Descent, vou verificar, deve ser isso, por que mesmo com o carro parado e desligado.
Eu batendo com a mão perto do comando da ventilação ele faz o rangido.
Valeu.

LT 1.4 -14/14 - Bege Desert - GNV 5º Geração-
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [TUTORIAL] Como colocar fotos e imagens no fórum Admin 10 42.073 18/01/2021 19:43
Última Resposta: Admin
  Como fazer higienização do ar condicionado do seu carro, proteja sua família! Admin 0 3.120 18/01/2021 19:41
Última Resposta: Admin
  Como calcular consumo de combustível, fórmula infalível! Admin 0 3.600 01/06/2020 00:22
Última Resposta: Admin
  Como fazer revisão no carro para viajar com segurança nessas férias Admin 0 4.460 28/12/2018 21:24
Última Resposta: Admin
  Como trocar borracha do limpador para-brisa traseiro e dianteiro Admin 0 3.664 05/11/2018 18:34
Última Resposta: Admin
  Como limpar o sistema de freio a disco do carro Admin 0 4.084 01/10/2018 19:30
Última Resposta: Admin
  Como verificar o desgaste da pastilha de freio do carro Admin 0 3.861 24/09/2018 19:20
Última Resposta: Admin
  Como instalar o filtro de ar esportivo da Inflow em seu carro Admin 1 5.837 25/04/2018 20:37
Última Resposta: Admin
  Como colocar Koube Perfect Clean no carro Admin 0 4.135 26/02/2018 20:11
Última Resposta: Admin
  Como colocar Militec no motor do carro Admin 0 4.223 05/02/2018 19:25
Última Resposta: Admin

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes