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SUPER AQUECIMENTO
03/11/2014, 13:05
Resposta: #1
SUPER AQUECIMENTO
Bom dia galera meu cobalt durante uma viagem na rodovia acendeu a luz de temperatura/arrefecimento do motor e emitiu um sinal sonoro de alerta, quando vi logo dei seta e sai para acostamento quando estou a quase parar meu carro, da aquele estouro e vaza água toda do radiador reservatorio fico vaziinho e aquela fumaça branca de água fervendo. Sei que alguma mangueira estourou ou racho sei la , mas o que poderia ocasionar isto carro 2012 60.000 km sem nenhum sintoma viajou normal na ida no dia da volta deu essa pani... dai acionei o seguro removeram no guincho hj vai pra oficina. o que será?
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03/11/2014, 16:13
Resposta: #2
RE: SUPER AQUECIMENTO
Seu sistema de arrefecimento está comprometido, talvez válvula termostática, sensor de temperatura, tampa do vaso de expansão ou bomba d'água.

Você trocou o líquido de arrefecimento?

LTZ 1.8 Auto Prata
Pagando o jeito!!Alegre
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03/11/2014, 16:35
Resposta: #3
RE: SUPER AQUECIMENTO
(03/11/2014 16:13)Alcir Andreoni Escreveu:  Seu sistema de arrefecimento está comprometido, talvez válvula termostática, sensor de temperatura, tampa do vaso de expansão ou bomba d'água.

Você trocou o líquido de arrefecimento?

Não não troquei não.
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03/11/2014, 20:13
Resposta: #4
RE: SUPER AQUECIMENTO
Vamos por parte dos sintomas, quando uma mangueira estoura você veria a água quente primeiro do que a luz indicaria de aquecimento. Por que o sistema estava ok, ouve uma saída de água inesperada com a ruptura que alguma mangueira.
No seu caso o sistema detectou uma temperatura elevada e te informou e logo depois ouve a saída da água, e o que aconteceu foi.
Ou a válvula termostática travou, é o mais indicado, ou a ventoinha pifou por vários problemas elétricos.
A bomba de água, só seria se as aletas do rotor tivesse gastas ou quebradas, acho difícil, a bomba esta ligada na correia
dentada, a bomba só pararia se a correia dentada partisse não e o caso.
E um defeito muito prematuro para as duas possibilidades, por ultimo e o mais barato e a tampa do reservatório.
Esta tampa tem uma válvula que deixa a pressão do sistema sair, se ela estiver com defeito, pode deixar a água sair ou travar
e aumentar a pressão provocando a saída de água na pressão.
Todo sistema da GM, se o modulo não detectar o sensor de temperatura ele liga automaticamente a ventoinha em velocidade maxima
e acende a luz de problema no sistema.
Se o Cobalt tivesse marcador de temperatura você,iria ver o aumento gradativo da temperatura.

LT 1.4 -14/14 - Bege Desert - GNV 5º Geração-
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03/11/2014, 20:50
Resposta: #5
RE: SUPER AQUECIMENTO
Pois é,bem que já postaram antes sobre a falta que faz do marcador de temperatura,postaram que,quando acende a luz da temperatura no painel,já é tarde demais,retífica de cabeçote na certa.É INADMISSÍVEL veículos comercializados em um país tropical como o Brasil com temperaturas que chegam fácil aos 40°graus não vir com marcador de temperatura, ainda digo mais,o cobalt que tem um painel com funçôes digitais , porque esses engenheiros de m... não colocaram um mostrador digital de temperatura do motor no painel,será que é pedir demais?

COBALT LTZ 12/12 C/GNV
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04/11/2014, 10:01
Resposta: #6
RE: SUPER AQUECIMENTO
Não sou tão cético assim com os nossos carros.

Acontece que por confiarmos em demasia no que está escrito no manual, às vezes, negligenciamos a manutenção do sistema de arrefecimento.

Eu recomendo sempre, mas tem gente que não aceita, que se faça a troca do líquido de arrefecimento uma vez por ano e, quando fizer a troca, medir a condutividade elétrica do mesmo, para saber se ele não está causando corrosão no sistema.

Mas isso sou eu quem faz...

LTZ 1.8 Auto Prata
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04/11/2014, 13:19
Resposta: #7
RE: SUPER AQUECIMENTO
(03/11/2014 20:13)sidnei sales Escreveu:  Vamos por parte dos sintomas, quando uma mangueira estoura você veria a água quente primeiro do que a luz indicaria de aquecimento. Por que o sistema estava ok, ouve uma saída de água inesperada com a ruptura que alguma mangueira.
No seu caso o sistema detectou uma temperatura elevada e te informou e logo depois ouve a saída da água, e o que aconteceu foi.
Ou a válvula termostática travou, é o mais indicado, ou a ventoinha pifou por vários problemas elétricos.
A bomba de água, só seria se as aletas do rotor tivesse gastas ou quebradas, acho difícil, a bomba esta ligada na correia
dentada, a bomba só pararia se a correia dentada partisse não e o caso.
E um defeito muito prematuro para as duas possibilidades, por ultimo e o mais barato e a tampa do reservatório.
Esta tampa tem uma válvula que deixa a pressão do sistema sair, se ela estiver com defeito, pode deixar a água sair ou travar
e aumentar a pressão provocando a saída de água na pressão.
Todo sistema da GM, se o modulo não detectar o sensor de temperatura ele liga automaticamente a ventoinha em velocidade maxima
e acende a luz de problema no sistema.
Se o Cobalt tivesse marcador de temperatura você,iria ver o aumento gradativo da temperatura.

Acho que sua linha de raciocinio esta nos caminhos certos, eles viram uma mangueira estourada, e provavelmente um furo começou a pingar e baixar o nivel da agua no qual carro acusou aumento de temperatura e quando eu estava parando ouve estouro da mangueira, me lembro que alguns minutos depois abri capo a ventoinha estava ligada ainda. Sinal que o problema pode ter sido sim um furo um vazamento na qual gerou superaquecimento no qual o carro me informou , indicando que sistema eletrico funcionou e ligou a ventoinha e logo seguida a mangueira estourou. Vão trocar a mangueira recolocar agua funcionar carro e passar o scaner para detectar mais algo. E por sorte ou não sei se é da própria GM meios de segurança não houve dano no cabeçote passagem de água pro oleo e tal.. Ma a questão do marcador de temperatura acho relevante pelo fato de que se fosse assim tão solicito uma montadora não iria deixar de equipar carro com esse item, qd ascede a luz painel e aviso sonoro é que ele detectou superaquecimento e tu tem que parar não que a coisa ja esteje ferrada.
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