Cobalt Clube do Brasil
Alinhamento da direção - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-11.html)
+--- Tópico: Alinhamento da direção (/thread-883.html)

Páginas: 1 2

Alinhamento da direção - GPisani - 18/09/2013 21:35

Tenho um Cobalt 1.8 e, desde novo, sempre teve a direção muito leve. Parecia com assistência elétrica, de tão macia.

Aos 5000km, levei a uma oficina particular para fazer o rodízio, balanceamento e alinhamento da direção.

No computador, o técnico não achou os dados do Cobalt, etão usou os padrões do ÁGILE. Depois disso, a direção ficou mais dura e o consumo de combustível aumentou. Retornei à oficina e o mesmo técnico verificou que a convergência estava "muito aberta" = +0,6°. Usou os parâmeros do Vectra GT e diminuiu a convergência para +0,1°. Mas a direção continua mais pesada do que era.

Quais são os parâmetros corretos de alinhamento do COBALT? O que devo fazer?

RE: Alinhamento da direção - Alexandre Parisi - 18/09/2013 22:02

Ola,
Esta informação tem no manual do proprietário, se não tiver mais pode baixar do site da chevrolet

RE: Alinhamento da direção - GPisani - 18/09/2013 22:14

Alexandre, sua ajuda foi exata! Muito obrigado!

Só para documentar, reproduzo abaixo as informações constantes no manual; que acabo de baixar do site da Chevrolet:

GEOMETRIA DA DIREÇÃO 1.4 / 1.8 ECONO.FLEX
Cambagem
Dianteiros -1,45° a 0,05° ou -1°27' a 0°3'
Traseiros -1,50° a -0,5° ou -1°30' a -0°30'
Cáster
Dianteiros 3,55° a 5,05° ou 3°33' a 5°3'
Traseiros -
Cambagem
Dianteiros -
Traseiros -0,75º a 0,75º ou -0,45º a 0,45º
Convergência:
Dianteiros -0,2° a 0,6° ou -0°12' a 0°36'
Traseiros -0,08° a 0,92° ou 0°4'48" a 0°55'12"

RE: Alinhamento da direção - Admin - 18/09/2013 22:26

Uma dica muito importante: nunca faça esse tipo de serviço em uma oficina que não tenha os dados do seu carro, e sempre opte por onde tenha o sistema computadorizado!

RE: Alinhamento da direção - vlepereira - 19/09/2013 17:47

O meu já está com 16000KM. Aos 10000KM fiz o alinhamento, balanceamento e rodízio. Fiz o serviço na CSS e ficou muito bom. Me cobraram R$100,00. Particularmente não realizo este tipo de serviço em oficina pequena. Não vale a pena a economia. Se não der pra ir a uma CSS de confiança procuro redes grandes como DPascoal, Della Via, etc que dão garantia de 6 meses pelo serviço.

RE: Alinhamento da direção - Admin - 19/09/2013 21:49

(19/09/2013 17:47)vlepereira Escreveu:  O meu já está com 16000KM. Aos 10000KM fiz o alinhamento, balanceamento e rodízio. Fiz o serviço na CSS e ficou muito bom. Me cobraram R$100,00. Particularmente não realizo este tipo de serviço em oficina pequena. Não vale a pena a economia. Se não der pra ir a uma CSS de confiança procuro redes grandes como DPascoal, Della Via, etc que dão garantia de 6 meses pelo serviço.

Eu não confio em qualquer serviço de concessionária, já sai de uma que disse que tinha feito alinhamento com o carro puxando para um lado e a calibragem do pneu toda torta (o cara alinhou o carro aumentando a calibragem de um lado!). Prefiro fazer em uma oficina pequena que seja toda aparelhada do que dentro de qualquer concessionária. Detalhe: cuidado pois não são todas as concessionárias que possuem equipamento de alinhamento computadorizado...

RE: Alinhamento da direção - GPisani - 20/09/2013 11:06

Gente, muito obrigado pelas dicas.

Fiz este serviço de alinhamento em uma loja da rede Caçula de Pneus. Eles tem o equipamento computadorizado e sensores a laser. A questão é que, no computador, não existe o arquivo de presets do Cobalt. Na primeira vez que fiz o alinhamento, o preset que foi utilizado foi o do Ágile, quando a direção ficou muito pesada.

Uma semana depois, voltei lá e o técnico usou o preset do Vectra GT. Achei estranho, mas ele disse que consultou o fabricante do computador, que aconselhou este preset...
Melhorou um pouco, mas ainda está um pouco pesada.

Neste sábado, voltarei lá para tentar novamente. Agora usando os parâmetros que consegui no manual que baixei do website da Chevrolet; conforme sugestão do Alexandre Parisi (muito obrigado).

Se, mesmo assim não ficar bom. Vou assumir o prejuízo e levar em outra oficina, que faça inclusive o alinhamento das rodas traseiras. Mas ANTES, vou me certificar que o computador tenha os presets do Cobalt.

Alguma sugestão de oficina particular de confiança, na região sul de São Paulo?

Muito obrigado e um forte abraço a todos.

RE: Alinhamento da direção - GPisani - 21/09/2013 13:50

Amigos, a "novela continua".
Fui hoje novamente à Caçula de Pneus (Washington Luiz - Sampa) e me pediram para ir à loja deles na Av. Sto. Amaro, dizendo que lá eles tem uma máquina "3D" para alinhamento, com o setup do Cobalt.
Chegando lá, a tal máquina só tem um Cobalt fabricado nos EUA, até 2006; o que, seguramente, não é o nosso, certo?
Então, o gerente da loja instruiu o rapaz a usar o setup do ÁGILE, que é o mais próximo do Cobalt. Será verdade?
Ele ajustou a convergência das rodas dianteiras, de +0,6mm para +0,3mm dos dois lados e disse que, se não ficasse bom, eu deveria ir a uma concessionária, pois a Caçula já tinha esgotado todas as possibilidades.
Feito o serviço, melhorou um pouco mas a direção ainda ficou mais pesada do que era antes de começar esta novela.

Amigos, alguém sabe o que pode estar acontecendo para deixar a direção mais pesada?

Ainda. alguém conhece uma oficina, em Sampa, de confiança; que faça também o alinhamento das rodas traseiras?

Forte abraço a todos.

RE: Alinhamento da direção - Admin - 21/09/2013 15:36

O Cobalt já tem um certo tempo de mercado e qualquer boa oficina já deveria ter seus parâmetros, e essa tal Cacula se mostrou mais uma oficina pé de chinelo que de bom só tem o marketing.

RE: Alinhamento da direção - Flavio - 22/09/2013 19:14

(21/09/2013 13:50)GPisani Escreveu:  Amigos, a "novela continua".
Fui hoje novamente à Caçula de Pneus (Washington Luiz - Sampa) e me pediram para ir à loja deles na Av. Sto. Amaro, dizendo que lá eles tem uma máquina "3D" para alinhamento, com o setup do Cobalt.
Chegando lá, a tal máquina só tem um Cobalt fabricado nos EUA, até 2006; o que, seguramente, não é o nosso, certo?
Então, o gerente da loja instruiu o rapaz a usar o setup do ÁGILE, que é o mais próximo do Cobalt. Será verdade?
Ele ajustou a convergência das rodas dianteiras, de +0,6mm para +0,3mm dos dois lados e disse que, se não ficasse bom, eu deveria ir a uma concessionária, pois a Caçula já tinha esgotado todas as possibilidades.
Feito o serviço, melhorou um pouco mas a direção ainda ficou mais pesada do que era antes de começar esta novela.

Amigos, alguém sabe o que pode estar acontecendo para deixar a direção mais pesada?

Ainda. alguém conhece uma oficina, em Sampa, de confiança; que faça também o alinhamento das rodas traseiras?

Forte abraço a todos.

Pode ser um, muitos ou todos juntos.
Pneu gasto? Poucas libras nos pneus? Alinhamento errado? Cambagem errada? Alguma peça na suspensão?
Leve o carro com 35 libras, veja as condições dos pneus dianteiros (gastos por dentro? faça um rodízio passando os de trás para frente) para a loja e leve o MANUAL junto. Mande o zé ruela do alinhador usar as medidas do manual se ele não souber corra da loja e vá para outra.