Cobalt Clube do Brasil
Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Acessórios e Personalização (/forum-10.html)
+--- Tópico: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. (/thread-461.html)

Páginas: 1 2

Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - marcelok5 - 26/03/2013 23:04

Todo mundo sabe que para instalar xenon no cobalt é necessario o uso de um canceler para cancelar o aviso de farol queimado no pc de bordo. Aqui na minha cidade chegam a cobrar 50 reais (cada) por essa pecinha e eu sempre me perguntei se não seria algo simples copiar o circuito dentro dessa caixinha.

Pois bem, descobri esses dias desmontando um canceler queimado que dentro daquela caixinha tem somente um simples capacitor de 4700uf x 36V.
Pesquisando mais pela net, vi que nos eua essa manha é bem difundida e muita gente a usa.
Tudo bem que no caso do canceler industrializado ele vem protegido por uma caixa, e ainda possui os conectores macho e femea. No entanto, se vc não se importar de descascar o fio de alimentação do reator e soldar esse simples capacitor entre o positivo e o negativo, considero uma bela de uma economia.

Fica ai mais uma dica pra galera! Abaixo encontram-se 2 fotos da instalação do capacitor no chicote de alimentação do reator do xenon.

Clique para ampliar
[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcQPA3tWNZQg5MfATsIc19l...jdTMAYJvZF]
[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcSwh9MgS4KfREd0bmfHxKD...PxjgNN4OFI]

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - Admin - 26/03/2013 23:19

Show de bola!

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - Tiburfi - 27/03/2013 12:56

Muito boa sua dica, valew.

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - marcelok5 - 27/03/2013 21:23

Nesse feriado vou voltar ao laboratorio, quer dizer, ao carro pra fazer mais algumas experiencias.Lingua Vou ver se o capacitor funciona tambem para os leds e vou por em pratica o projeto do botão interno de abertura do porta-malas. Lá pro final de semana posto as fotos e resultados!

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - FagnerNascimento - 28/03/2013 00:12

(27/03/2013 21:23)marcelok5 Escreveu:  Nesse feriado vou voltar ao laboratorio, quer dizer, ao carro pra fazer mais algumas experiencias.Lingua Vou ver se o capacitor funciona tambem para os leds e vou por em pratica o projeto do botão interno de abertura do porta-malas. Lá pro final de semana posto as fotos e resultados!

Boa essa do botão de abertura interna do porta-malas. Foi a primeira coisa que eu coloquei quando peguei o carro. Lembro que o técnico que fez pra mim, pegou o sinal que vai pra trava da mala em um chicote que desce na caixa de fusíveis e eu coloquei o botão escondido perto da alavanca de regulagem de altura do volante. O problema é que o sinal do telecomando é como se fosse prolongado para dar tempo da tampa abrir e assim que ela pular, ela voltar pro lugar, então vc tem que apertar e segurar por pelo menos 1 segundo e meio, se não, as vezes não consigo fechar a mala.

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - marcelok5 - 28/03/2013 19:55

Fagner, teria como vc tirar uma foto desse chicote que tem o fio do sinal da trava? Ia me poupar um trabalhão! To com a ideia de desmontar o painel e ver se consigo adaptar no botão que fica ao lado do de destravar as portas.

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - FagnerNascimento - 28/03/2013 22:58

(28/03/2013 19:55)marcelok5 Escreveu:  Fagner, teria como vc tirar uma foto desse chicote que tem o fio do sinal da trava? Ia me poupar um trabalhão! To com a ideia de desmontar o painel e ver se consigo adaptar no botão que fica ao lado do de destravar as portas.

Tem sim, Amanhã eu tiro essa foto pq estou sem camera e com o celular vai ficar muito ruim, não vai dar pra identificar o fio direito. Aí posto aqui o link do meu googledrive e tu da uma olhada.

Agora me tira uma dúvida, eu também pensei em usar aquele botão falso ao lado do travar/destravar portas. Mas ele é falso, será que vende um botão tipo original pra ser instalado ali? Até hoje não sei pra que serve aquele botão não aproveitado, onde a GM poderia ter colocado a abertura interna do porta-malas de fábrica e seria lindo de ver. rs

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - Admin - 29/03/2013 01:04

Vocês podem usar um botão igual ao destravar as portas, só não esqueçam de limpar o grafismo dele para não se confundirem.

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - marcelok5 - 29/03/2013 06:54

então, eu pensei em comprar um igual o de destravar portas mas eles são espelhados (o formato deles), não serviria no buraco do falso botão. A minha ideia era usar só o mecanismo do push button do de destravar portas em conjunto com a capa falsa. No entanto teria que ver se é viavel tecnicamente e financeiramente (to vendo cobrarem um absurdo pelo botão).
Se não der certo por algum desses 2 motivos, penso em usar um push buton comum de eletronica por tras da capa falsa. Sai mais barato, mas ainda sim tem que ver a viabilidade tecnica.

Pra matar a curiosidade do fagner, eu fui atras da função desse misterioso botão e achei a resposta no forum dos nossos amigos russos. Ele serve para desativar o air bag do passageiro visto que lá é obrigadorio tal função.
Olha ai um fotinha do garoto.
[Imagem: 201302010751_12-575x385.jpg]

Parece que a galera lá ja tá bem a frente da gente! Aqui tem um topico onde eles ensinam a instalar o botão do porta malas. Vou testar com a lampada de teste mas acredito que seja o mesmo já que até a cor dos fios é identica.

To curtindo bastante o forum deles. Eles catalogaram o mercado livre inteiro a procura de peças. Galerinha esforçada!

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=auto&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fforum.chevycobalt.ru%2Fthreads%2F366%2F

RE: Canceler DIY para xenon por menos de 5 reais. - FagnerNascimento - 30/03/2013 04:57

(29/03/2013 06:54)marcelok5 Escreveu:  então, eu pensei em comprar um igual o de destravar portas mas eles são espelhados (o formato deles), não serviria no buraco do falso botão. A minha ideia era usar só o mecanismo do push button do de destravar portas em conjunto com a capa falsa. No entanto teria que ver se é viavel tecnicamente e financeiramente (to vendo cobrarem um absurdo pelo botão).
Se não der certo por algum desses 2 motivos, penso em usar um push buton comum de eletronica por tras da capa falsa. Sai mais barato, mas ainda sim tem que ver a viabilidade tecnica.

Pra matar a curiosidade do fagner, eu fui atras da função desse misterioso botão e achei a resposta no forum dos nossos amigos russos. Ele serve para desativar o air bag do passageiro visto que lá é obrigadorio tal função.
Olha ai um fotinha do garoto.
[Imagem: 201302010751_12-575x385.jpg]

Parece que a galera lá ja tá bem a frente da gente! Aqui tem um topico onde eles ensinam a instalar o botão do porta malas. Vou testar com a lampada de teste mas acredito que seja o mesmo já que até a cor dos fios é identica.

To curtindo bastante o forum deles. Eles catalogaram o mercado livre inteiro a procura de peças. Galerinha esforçada!

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=auto&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fforum.chevycobalt.ru%2Fthreads%2F366%2F

Interessante. Obrigado por tirar minha dúvida. Então provavelmente a GM não irá ter este botão para venda aqui. kkkkkkkk
Valeu Marcelo.