Cobalt Clube do Brasil
Pos chave (acc) - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Som Automotivo (/forum-9.html)
+--- Tópico: Pos chave (acc) (/thread-1742.html)

Pos chave (acc) - fred_sp - 19/11/2014 11:06

Bom dia.
Estou com um problema com um kit multimidia que instalei em meu carro pois tive que ligar os fios da memória e do liga juntos, isso causa o descarregamento da bateria. Por isso necessito saber de onde posso pegar um fio que seja pós chave ou acc quando ligar a chave.
Alguém sabe onde achar?
Agradeço!

RE: Pos chave (acc) - marcelok5 - 19/11/2014 12:06

Na caixa de fusíveis interna do carro tem o fusivel do acendedor de cigarro (tomada 12v). Vc pode enrolar o fio na perna desse fusivel ou usar qualquer uma das entradas de fusiveis abaixo do fusivel da tomada pois todas as entradas desta carreira de fusiveis são alimentadas pelo pos chave. Mais tarde eu tiro uma foto explicando melhor

RE: Pos chave (acc) - fred_sp - 19/11/2014 14:13

Vou procurar no manual qual é o fusível da tomada de 12v que acho que é a que mais aguenta a carga do multimídia.

Valeu obrigado!

RE: Pos chave (acc) - sidnei sales - 19/11/2014 15:56

Amigo, boa tarde. Tem alguma coisa errada, o meu radio e acessório original da GM que retirei do meu corsa
e usa o cabo original do cobalt LT. E não perde a memoria do radio (as faixas de radio configuração do equalizador).
No chicote tem um fio vermelho e o outro e amarelo, um alimenta a memoria do radio e o outro alimenta
o radio quando a chave de ignição e ligada.
Verifica se no seu radio esta ligação esta invertida, se estiver e isso que esta descarregando a sua bateria.
O rádio só pode ficar com alimentar da memoria ligada.
No seu caso multimídia, tenho um colega, que no logan o multimídia dele tinha de ficar ligado direto na bateria se não perdia
a memoria.

RE: Pos chave (acc) - marcelok5 - 19/11/2014 16:51

Sidnei, diferente do LT e LS que usam conector ISO, o LTZ vem com o conector GM44pin. É um conector exclusivo da GM, e como os rádio original do LTZ e o my link se comunicam com a central via rede CAN, é ela que comanda o desligamento automático do rádio original. Então não tem pós chave no conector Gm44pin.

Para explicar melhor de onde conseguir o pós chave, tirei um print do manual.
[Imagem: fuse.png]

O bloco de fusíveis marcados em vermelho (31 a 34 e 37 a 40) são todos alimentados pelo pós chave. Os fusíveis são alimentados pelos buracos marcados em verde, e enviam a alimentação para os buracos marcados em amarelo que alimentam os circuitos.

Uma das opções é enrolar o fio do pós chave do rádio na perna amarela do fusível da tomada 12V (fusível 38) pois ai o pós chave já estará protegido por esse fusível.

A outra é usar um conector espada, tipo da foto abaixo, e ligar num dos buracos em verde do bloco. Mas ai o pós chave não estará protegido por um fusivel, a não ser que você adicione um porta fusivel no fio.
[Imagem: dj613-3x0_6.jpg]

RE: Pos chave (acc) - fred_sp - 20/11/2014 12:59

É isso mesmo eu não achei no conector pois é esse GM44 o meu é o LTZ conforme muito bem explicado pelo colega.

Vou fazer isso mesmo enrolar um fio no fusível para ficar protegido.

Valeu pela informações!!!!!!

RE: Pos chave (acc) - marcelok5 - 21/11/2014 19:13

Outra opção é usar um dispositivo chamado Add-a-Fuse. Comprei 2 unidades no Aliexpress e chegou tudo certinho.

Segue as fotos de como estava (com o conector espada e sem fusível) e como ficou (derivando do fusível da tomada, mantendo o fusível dela e adicionando outro para o acc).

[Imagem: 20141119_163145.jpg]
[Imagem: 20141119_205256.jpg]
[Imagem: 20141119_205527.jpg]

RE: Pos chave (acc) - hugoalesse - 23/02/2015 10:37

Ola, segui as orientações do colega marcelok5, e o som esta desligando somente apos a abertura da porta, mas agora o som ta demorando muito pra ligar, quando entro no carro e dou partida, só depois de quase um minuto que o radio liga, e normal? tem como agilizar o processo...rs

RE: Pos chave (acc) - Flavio - 23/02/2015 19:18

Os como já foi dito acima os fios estavam invertidos (amarelo e vermelho).

O minha central multimídia demora alguns segundos para ligar (uns 10 ou 20 segundos) mas para mim não faz diferença. Eu suponho que ele tenha algum processador bem vagabundo igual a central (Multilaser sense) e por isso demora para ligar. É completa com tudo, mas tudo é ruim. Pelo menos a câmera de ré é quase instantânea. Tenho que parar de reclamar, custou 500 Dilmas, eu queria o que, que fosse igual a uma Caska?