Cobalt Clube do Brasil
Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Som Automotivo (/forum-9.html)
+--- Tópico: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer (/thread-1515.html)

Páginas: 1 2

Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - jricardosimoes - 12/06/2014 16:51

Pessoal,

Peguei meu LTZ Advantage esta semana e pretendo dar uma melhorada no som original dele, voltado para SQ e não SPL.
Primeiro, observo que o myLink é um sistema até bacana, principalmente elo fato de ser original para o veículo, bem integrado etc. Mas não ter uma saída para subwoofer, é um grande pecado, entre outras limitações (propositais ou não por parte da montadora).
Não pretendo tirar o Mylink, até porque paguei por ele. Minha intenção é montar um sub para colocar no porta malas (preferência para aquelas caixas que se adaptam na lateral), provavelmente um Questo de 8" de 250W.
O duas vias de minha preferência é o NAR Audio 650-CS-2.
Peço sugestão aos colegas quanto aos seguintes itens:

a) Como vcs tem feito a retirada de uma saída para subwoofer? Com um adaptador de baixa para alta impedância? Onde o ligam sem cortar fios? Sugerem algum chicote adaptador?

b) Qual módulo amplificador vcs indicariam para esse sub Questo?

c) Para substituir os falantes da frente por um kit duas vias vcs usam aquele aro adaptador? O original parece ser colado na porta. É isso mesmo?

d) Como vcs tem feito a instalação do tweeter?

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - ffugita - 16/06/2014 16:11

(12/06/2014 16:51)jricardosimoes Escreveu:  c) Para substituir os falantes da frente por um kit duas vias vcs usam aquele aro adaptador? O original parece ser colado na porta. É isso mesmo?

O original é parafusado/encaixado. Para colocar outro falante de 6, precisa de um aro adaptador (uns 10 reais por ai, com o mesmo formato do falante original), ou um baffle de madeira.

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - jricardosimoes - 17/06/2014 16:17

Obrigado ffugita.
O maior problema parece ser tirar uma saída alta para o conversor de fios sem cortar alguns cabos do chicote original.
Estou planejando uma caixa lateral para o Questo de 8".

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - jricardosimoes - 20/08/2014 13:13

Pessoal,
Solicito sua ajuda para verificar se a seguinte estratégia funcionará para conseguir uma saída de alta impedância para excitar um amp de subwoofer.
1. Na saída do MyLink conectaria um "Conector Contra Chicote" (http://www.autopecasclube.com.br/Som-Automotivo/Chicotes-Som-e-Antenas/Chevrolet-GM/conector-contra-chicote-som-chevrolet-cruze-spin-sonic-cobalt-03203pm-contrachicote___448378-SIT.html)
2. Nos fios desse Conector 1 ligaria um "Conector Chicote" (http://www.autopecasclube.com.br/Som-Automotivo/Chicotes-Som-e-Antenas/Chevrolet-GM/conector-chicote-som-chevrolet-cruze-spin-sonic-cobalt-03203p___271761-SIT.html) respeitando a ordem dos pinos, evidentemente.
3. O conector do chicote original do veículo iria ligado nesse conector 2.
4. Entre os fios das conexões dos conectores 1 e 2 derivaria as ligações para um adaptador "Conversor + Filtro Rca Com Saída Remota" (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573123549-conversor-filtro-rca-com-saida-remota-jfa-_JM).
5. Um amplificador seria ligado então a esse adaptador via RCA e saída remote.
Dessa forma não precisaria cortar fio algum do chicote original e o esquema poderia ser facilmente revertido, bastando retirar 1 e 2, religando o conector original.
Vi na net vários pinouts desse conector. Sabem qual a pinagem confirmada dele para o Cobalt LTZ Advantage modelo 2014?
Num primeiro momento pretendo manter os falantes originais para as portas, pois ainda não sei qual seria a melhor saída para instalação de duas vias (problema de localização do tweeter), os quais deveriam continuar sendo alimentados pelo amp do MyLink. Algum problema em usar o "Conversor + Filtro Rca Com Saída Remota" simultaneamente com os falantes traseiros?

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - marcelok5 - 30/10/2014 02:24

Da pra fazer sim esse esquema de instalação que você propôs. Os fios dos falantes nos chicotes são os pares cinzas brancos verdes e roxos. O amarelo é o positivo e o negativo é o Preto que fica do outro lado do conector na mesma linha do amarelo. O resto é microfone do bt, auxiliar, e comunicação com o carro.

Sobre o conversor, eu prefiro usar amplificadores que já possuem entrada de alta. Conversores dão muita distorção. NUNCA use junto com falantes traseiros pq pode dar problema de impedância. Já que é pra SQ, compre um amp que seja pelo menos da DAT, audiophonic, hertz ou até o BBuster. Acho que dos amps SQ com entrada de alta esses são os básicos. Na ligação dos amps com os falantes da porta, passe fios novos. Vai gastar menos do que levando até o painel novamente pra ligar nos originais.
Sobre o kit 2 vias, eu vou colocar os twiters do meu nos copinhos que vem com ele e vou colar no acabamento do controle elétrico do retrovisor. Daria pra cortar o acabamento mas o direcionamento do twiter fica ruim, e usar os copinhos no painel pode danificar o twiter com o sol batendo.

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - jricardosimoes - 30/10/2014 09:36

Marcelok5,

Grato pelas informações muito esclarecedoras. Tenho experiência com eletrônica diy mas nunca mexi em instalações automotivas. Esses Audiophonic Club de 5 canais me pareceram muito interessantes.
Esse projeto será uma atividade de hobby, então estou sem pressa. Quando fizer sua instalação, compartilhe com gente.

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - dougssrj - 19/12/2014 10:53

Pessoal estou apenas querendo colocar um Sub da JL e um amplificador são de boas qualidades porém não pretendo mexer no meu som original e no ML, gosto de uma coisa básica mais estou com medo de distorcer o meu som original.
Eu acho que para mim e para o que eu quero vai ficar legal mais como não entendo gostaria de uma ajuda de vcs, estive em uma loja de som e os caras falara que dá pra ficar legal.
O que vcs acham apenas do sub na mala e o amplificador no som original?

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - Edival Fernandes - 21/12/2014 22:40

Ola amigo,

Eu tenho um Cobalt LTZ 1.8 14\15, e veio com som original,porem eu quiz dar uma amplificada no som, e coloquei 2 kits Bravos de 6 polegadas com duas vias nas portas, e uma caixa no porta malas com um Sub Bravos de 12 de 250 Rms, e um par de 6x9 na caixa selada tocando tudo com um Roadstar 840 (roxinho), e cara ficou show de bola.E como o Cobalt não tem como vc colocar tweter separado nas colunas de porta nem no forro , eu fiz um furo uns 20 cm acima do alto falante e fixei o tweter no forro da porta ficou 10, e a qualidade do som nao tem comparação.

Um abraço.

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - jricardosimoes - 22/12/2014 11:18

Edival,

Você está utilizando o MyLink, certo? Usou um conversor entre o MyLink e o amplificador? Se sim, ficou boa a qualidade?

RE: Som melhor para Cobalt - duas vias + subwoofer - marcelok5 - 22/12/2014 21:38

Alem do conversor da pra abrir o aparelho e puxar da pré amplificacão. Da pra usar amplificador com entrada de alta tambem como os hertz dat etc....