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[TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
27/02/2018, 02:17 (Resposta editada pela última vez em: 27/02/2018 02:19 por Luiz Sérgio.)
Resposta: #1
Idéia [TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
Olá amigos.
Vou compartilhar com vocês uma solução que encontrei para o problema dos faróis do Cobalt. O conjunto óptico desse carro é uma piada de mau gosto, e os faróis de neblina são piores ainda.
Botar xenon não é solução, só cria uma mancha branca à sua frente, o que, na prática, prejudica eficiência da visão em distância (os olhos acostumam com uma "poça" de luz na frente, e passam a enxergar menos o que está mais à frente) e só serve para cegar quem vem na contramão.

Depois de uma ótima experiência instalando faróis de neblina projetores no meu outro carro (um Lancer GLXi 1994), resolvi fazer o mesmo no Cobalt.

Comprei os faróis na AliExpress, com a Sinolyn:
Clique aqui para ir para o anúncio

Dica:
Mande uma mensagem para o vendedor e peça para enviar por e-packet, que é uma modalidade de envio prioritária e com rastreio completo. Custa coisa de 5 dólares, vale a pena.

Os faróis são feitos para usar com xenon, mas como não quero ter aborrecimento com blitz na estrada, instalei com lâmpadas halógenas mesmo.
Pode usar lâmpadas H11 (as corretas) ou H9.
As lâmpadas H11 são de 55w, e produzem entre 1100 e 1400 lumens.
As lâmpadas H9 são de 65w, e produzem entre 1760 e 2240 lumens.
Possuem exatamente o mesmo ponto focal, porém, as H9 esquentam BEM mais. Por isso mesmo, se for usar as lâmpadas H9, eu não recomendo andar com os faróis de neblina acesos durante o dia, porque o calor irá queimar o refletor do projetor, o que fará com que os faróis fiquem muito fracos.

Aqui na minha cidade as lâmpadas H9 de boas marcas são caríssimas. Dei uma pesquisada na internet e achei um anúncio de lâmpadas H9 GE no ML por um preço bem razoável (35 reais cada).

Outra opção é usar lâmpadas de LED, como usei no outro carro.
Uso as lâmpadas da hlxg, e nunca tive problemas com elas.
No Lancer, uso as H11 brancas, de 6000k, mas recentemente encomendei as novas lâmpadas de 4300k, que são mais amareladas, e tendem a passar despercebidas em blitz ou na vistoria, além de serem melhores em estrada com chuva. Só estou esperando chegar para poder instalar.

Além dos faróis e das lâmpadas, você vai precisar de:

- Chave torx para tirar os parafusos do pára-barro e do suporte do farol de neblina (infelizmente não lembro mais o tamanho);
- 4 parafusos mais compridos para prender o farol no suporte, pois os que vem com eles são muito curtos. Não me liguei em ver a medida, pois já tinha os parafusos aqui em casa;
- Algumas arruelas (12 a 16), dependendo da espessura delas e do comprimento do parafuso que você comprar.

De posse de tudo, mão na massa.

Levante o carro, tire a roda e solte os parafusos do pára-barro:
[Imagem: EMy4BB.jpg] [Imagem: 6QRVJx.jpg]

Solte as três travas da parte frontal do pára-barro para poder ter mais espaço para trabalhar:
[Imagem: Tkz3ck.jpg]

Tire o conector da lâmpada e solte os três parafusos que seguram o suporte do farol de neblina:
[Imagem: 5nfXbg.jpg]

Solte totalmente o parafuso de regulagem, tire o parafuso e a mola:
[Imagem: 5GCnYs.jpg]

Com uma chave de fenda pequena, abra as laterais do suporte para desencaixar o farol de neblina:
[Imagem: fdPnPQ.jpg]

Retire o farol do suporte, com cuidado para a aba de regulagem não agarrar:
[Imagem: oSp3sq.jpg]

Pronto, já tem o suporte livre:
[Imagem: djqkB1.jpg]

Parte 2, porque não podia botar todas as fotos no mesmo post Hein

Agora é encaixar o projetor no suporte e parafusar.
IMPORTANTE: o escudo do projetor tem que ficar voltado para baixo, senão o farol irá ficar de cabeça para baixo.
No meu caso, precisei botar 2 arruelas em cada lado do projetor, para eliminar a folga entre o projetor e o suporte, e mais uma arruela por fora, pois o parafuso era mais comprido que a rosca do projetor:
[Imagem: 1la8sD.jpg] [Imagem: DRNNvm.jpg] [Imagem: usIPy6.jpg] [Imagem: fEFC52.jpg]

Agora instale a lâmpada:
[Imagem: Wc3KsW.jpg]

Se você for usar lâmpadas H11, não precisa mexer em nada na fiação.
Se for usar lâmpadas H9, tem que cortar a parte do meio do conector, pois a lâmpada H11 tem uma abinha dentro:
[Imagem: iyE0pD.jpg] [Imagem: CdHe97.jpg]

Monte o projetor no lugar e ligue o conector da lâmpada:
[Imagem: q9CEtX.jpg]

Monte o pára-barro de volta, instale a roda e repita tudo do outro lado. Sorrisão

Parte 3:

Ao final, ficará assim:
[Imagem: sUAlqi.jpg] [Imagem: TECRgB.jpg]

Teste após a instalação:
[Imagem: YqYjCA.jpg]

Agora sim, fotos do resultado:

Tudo apagado:
[Imagem: DGZSef.jpg]

Apenas os faróis de neblina acesos:
[Imagem: KpiiiG.jpg]

Apenas os faróis baixos acesos:
[Imagem: AC035e.jpg]

Apenas os faróis altos acesos:
[Imagem: f4DNBx.jpg]

Faróis altos + faróis de neblina acesos:
[Imagem: 8vdJhZ.jpg]

E não podia deixar de mostrar a ajudante do dia Lingua:
[Imagem: rMyTof.jpg]

Os outros dois fios do projetor que estão enrolados em volta da lâmpada são para ligar o solenóide que ativa o farol alto, pois os projetores são bi-xenon, fazem farol baixo e alto também.
Eu não liguei porque estava sem tempo, quando for trocar as lâmpadas eu faço a ligação. A ligação é relativamente simples para quem sabe mexer com elétrica automotiva e tem conhecimento básico de ligação de relés. Quando eu fizer, vou atualizar o tópico aqui.

Um abraço,
Luiz Sérgio
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30/04/2018, 14:35 (Resposta editada pela última vez em: 30/04/2018 14:37 por Igonor.)
Resposta: #2
RE: [TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
Boa tarde Luiz Sergio, tudo bom. Me chamo Igor sou de SJCampos SP, achei excelente o conteúdo do seu tópico, fácil de fazer pela sua explicação, porem tenho uma duvida que quero ver contigo, se puder me ajudar agradeço: Como as lâmpadas halogenas dos milhas são de apenas 27w as originais, como voce fez para utilizar uma de 65w? A fiação original não foi preparada para tal potencia de lâmpadas, isso em uso continuo, vamos imaginar por 1h direto poderia queimas a fiação derreter os milhas enfim provocar até um incêndio no veiculo... Voce fez alguma alteração na fiação para suportar?

Desde já agradeço sua resposta, abraço.
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14/07/2018, 15:47
Resposta: #3
RE: [TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
Olá Igor.

Não fiz alteração na fiação por dois motivos:

1) a idéia era trocar as lâmpadas H9 pelas de LED assim que chegassem;

2) de acordo com o manual, o fusível dos faróis de neblina (fusível 36 da caixa de fusíveis que fica no cofre do motor) é um fusível de 10A.
As lâmpadas H9 são de 65W a 12v, ou seja, uma corrente de ~5,42A cada.
Assim, fazendo uma conta rápida, as duas lâmpadas juntas consomem 10,84A, ou seja, menos de 10% acima do fusível de projeto.

A fiação é mais do que suficiente para essa corrente, e se houvesse qualquer anomalia no circuito, seja por consumo ou por calor excessivo, o fusível iria abrir.
Como não queimou o fusível, tudo certo. Sorrisão
Há umas duas semanas troquei as lâmpadas pelas de LED, e não há qualquer sinal de derretimento nos fios ou conectores.
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20/07/2018, 16:18 (Resposta editada pela última vez em: 20/07/2018 16:20 por Igonor.)
Resposta: #4
RE: [TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
Luiz boa tarde, muito obrigado pelo esclarecimento. Compreendi, porem vou te perguntar outro detalhe/opinião se puder me ajudar eu agradeço: Vi no mercado livre lampadas H27 de 50w o modelo é o mesmo do cobalt original porem com a potencia maior, sei que pela potencia vai aguentar a fiação, porem será que o calor faria derreter o milhas originais? Ja viu algum cobalt, spin, onix ou prisma com esta portencia de lampadas nos milhas originais?

Seria interessante de der certo haja visto o tempo e custo ser de apenas troca de lampadas...

Se puder opinar a respeito eu agradeço e mais uma vez, obrigado pelo esclareciamento anterior, abraço.
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09/09/2018, 18:39
Resposta: #5
RE: [TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
Nunca vi, mas provavelmente vão derreter os faróis, ou pelo menos danificar a parte cromada dos refletores.
Aí sim, é o dobro de potência elétrica, e muito mais calor do que o refletor foi projetado para resistir.
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16/04/2024, 06:29
Resposta: #6
RE: [TUTORIAL] Instalando faróis de neblina projetores no Cobalt
(09/09/2018 18:39)Luiz Sérgio Escreveu:  Nunca vi, mas provavelmente vão derreter os faróis, ou pelo menos danificar a parte cromada dos refletores.
Aí sim, é o dobro de potência elétrica, e muito mais calor do que o refletor foi projetado para resistir.

Ola sr sergio consegui o modelo ou o link atualizado do modelo de projetor que o senhor usou no seu carro ?

Achei genial e gostaria de fazer no meu carro tambem mais tenho medo de comprar um modelo incompatível
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