Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Velocidade não influencia no consumo
07/03/2014, 14:44
Resposta: #1
Velocidade não influencia no consumo
Tenho visto diversos post aqui em que as pessoas alegam que quanto maior a velocidade que se anda, mais o carro gasta.

Bom eu nunca concordei muito, pois eu mesmo já realizei diversos testes e posso afirmar: O consumo não esta ligado diretamente à velocidade, mas sim à “dosagem” do acelerador.

Dai você deve estar se perguntando: “Mas, não é a mesma coisa???” E eu te respondo: NÃO!!!

Andando a 120km/h com o “pé no fundo” deixa o carro bem gastão. Andar a 120km/h com o “pé só encostado” deixa o carro bem econômico.

A primeira prova real disso é que, como todos vocês já perceberam, o consumo urbano de qualquer veiculo é muito maior do que o consumo rodoviário. Se velocidade menor significasse economia de combustível, então um carro andando a 60 ou até 80km/h, mesmo que em uma rodovia sem semáforos, transito e lombadas, deveria ser muito mais econômico do que se andasse a 100 ou 120km/h. Não concordam?

Enfim, eu costumava ser meio apressadinho, não tanto com a velocidade, mas com o acelerador. Na cidade, eu sempre fui muito prudente com relação aos limites. Dificilmente eu passo dos 60km/h. Porém, eu gostava de “acelerar rápido”, para chegar aos 60km/h o mais rápido possível. Em rodovias, a mesma coisa. Andava a 100, 120, dentro do limite, mas pisando fundo no acelerador para chegar rápido a essas velocidades. E algumas vezes, chegando aos 180km/h em trechos seguros.

Nesse estilo de direção, meu Cobalt 1.8 LT manual estava com autonomia em torno de 430km por tanque de etanol, o que gerava uma média de 8,0 km/l (420km : 54 litros)

Resolvi mudar meu estilo para ver se conseguia alguma economia. Porém, não mudei as velocidades. Continuo andando a 60, 80 na cidade, e 100, 120 e até 180 em trechos rodoviários seguros. A única coisa que realmente mudei foi a dosagem no acelerador. Se antes eu fazia 0-100 em 10 segundos (por exemplo), hoje faço em, digamos, 18 segundos.

Parei de “pisar fundo” no acelerador, e agora só encosto levemente, quase sem mexer nele.

Nesse novo estilo de direção, meu Cobalt esta com autonomia em torno de 550km por tanque de etanol, o que gera uma excelente média de 10,2 km/l (550km : 54 litros)

Ou seja, hoje o carro esta quase 30% mais econômico, e eu não precisei reduzir a velocidade de 120 para 80. Consegui toda essa economia somente acelerando mais suavemente.

Ou seja, essa história de que andar a 80 é mais econômico do que andar a 120, e que andar a 180 faz o carro gastar muito mais, não faz sentido para mim. A economia ou desperdício esta na forma como você chega nessas velocidades, e não na velocidade propriamente dita.

Procuro não passar muito dos 2000 RPM, sempre que possível. Antes, eu fazia as trocas em 2800 RPM. Porém, em uma descida, por exemplo, tanto faz estar a 1000 ou 6000 RPM, pois quando se tira o pé do acelerador, a injeção é cortada. E andar com a injeção cortada a 80 é pior para o consumo do que andar com a injeção cortada a 120. Da mesma forma como andar a 80 com o pé no fundo acaba gastando mais do que andar a 120 com o pé só encostado.

Afinal, todos vão ter que concordar comigo que, um carro a 180km/h em uma descida, onde a injeção de combustível já foi cortada ou reduzida, é muito mais econômico do que um carro que esteja a 100km/h na mesma descida.

Abaixo tem a foto do marcador de autonomia, em 337km, e do odometro parcial (que zerei na ultima abastecida, que enchi o tanque de etanol) marcando 219km rodados. Ou seja, autonomia de 556km nesse tanque.

[Imagem: cqc0.jpg]

Observação para quem for comentar: O objetivo do tópico é discutir CONSUMO, e não ficar arranjando briguinhas babacas por causa de velocidade, ok? Se você não concorda, guarde para você mesmo e respeite quem esta realmente interessado em discutir o assunto chave: CONSUMO!!!

>>> Detalhes do Cobalt <<<
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/03/2014, 16:58
Resposta: #2
RE: Velocidade não influencia no consumo
Ola

Depende mesmo de varios fatores, o ideal mesmo é usar o maximo de cut-off possivel !! mais no meu uso, andando aos 80km/h senti boa economia comparado aos 110km/h que fazia antes, ja fiz uns 5 teste e conclui que andando a 80km/h na reta (sem cut off) é mais economico do que andar a 110km (na reta sem cut off ou seja mesma condições), quando vejo uma descida ou uma subida vou em um embalo maior ou seja desco a 110kmh pois ao subir caindo até 80km (em cut off ele vence sozinho o morro por exemplo) mesmo principio da BIKE .. vc pega um emabalo pra subir sem muita força !!

no meu caso é 1.4.
07/03/2014, 17:14
Resposta: #3
Com todo respeito aos comentários escritos e aos que vão ser postados neste tópico, acho que o consumo vai muito além de velocidade e pé no acelerador, em minha opinião teria que se levar em conta o peso do carro e as condições da estrada em que se roda, aonde moro por exemplo, no alcool o meu 1.8 AT dá em média de 5,5 km/L bem contrário ao que foi exposto, nas rodovias que ando a trabalho normalmente com o carro com 02 ocupantes e pouca bagagem não da 8,5 km /l no alcool, isso não são numeros inventados, são médias registradas por mim em cada abastecimento e no momento de zerar o odometro do km rodado e da media informado no painel, já consegui médias de 14,6 km/l na gasolina em estradas boas, ou seja planas sem a necessidade de grandes ultrapassagens e andando em velocidade compativel com a BR, tem jente que consegue 17,0 lm /l, no inicio do forum eu passava até mal de ler os depoimentos destes consumos, agora entendo que se leva em conta muitos fatores. Boa sorte a todos.
07/03/2014, 17:33
Resposta: #4
(07/03/2014 14:44)danilocps87 Escreveu:  Parei de “pisar fundo” no acelerador, e agora só encosto levemente, quase sem mexer nele.

Também era como você e já faz uns 3 anos que passei a dirigir como você está fazendo agora e assim tenho conseguido boas médias de consumo em todos os meus carros que tive nesse período. Pisar bem leve no acelerador e não abusar do conta-giros é o segredo do bom consumo.

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
08/03/2014, 00:36
Resposta: #5
eu já andei fazendo alguns testes. Por exemplo, consegui 17,8km/l em um percurso plano a 80km/h ( gasolina aditivada, 3 ocupantes e ar ligado), 15,5km/l a 100 km/h (nas mesmas condições) viajando pra serra (400km) consegui a media de 14km/l com gas aditivada... mas sempre sem abusar do conta-giros... tentei fazer todas as trocas de marcha em 2000 giros. Notei que se quiser ganhar velocidade rápido, o carro consome muito, mas se quiser andar 'normal' ele faz uma media boa. Estou conseguindo 10km/l na cidade com gasolina. Não saio ultrapassando todo mundo... mas não fico 'atrapalhando' o transito.... acho que andado de forma razoável, o consumo não é dada anormal. Eu tive um carro 1.4 antes do meu cobalt 1.8...e estou muito feliz com consumo que estou conseguindo. Tenho uma performance melhor que antes e com um consumo bem aceitável. Estou adorando o meu cobalt e não me arrependo de ter comprado.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Versatilidade do Militec 1 amplia potência e reduz consumo! Admin 1 12.327 30/06/2021 10:41
Última Resposta: ygornascimento
  Consumo Cobalt 1.4 LT 2013/14 Draco 7 27.849 28/12/2017 13:09
Última Resposta: Auriflanos
  Velocidade Guilherme FZ 6 14.712 31/12/2016 20:46
Última Resposta: Edi-Barulho
  Consumo no álcool paulinho_prs 1 6.445 10/05/2016 14:24
Última Resposta: pikitchuco
  consumo alto fabio ribeiro da silva 5 14.999 23/11/2015 19:07
Última Resposta: descent
  Velocidade maxima e confirmando o manual. marcelok5 12 30.564 16/10/2014 00:59
Última Resposta: Alexandre Lannes
Triste Sensor de velocidade Jacinto 3 10.964 10/12/2013 21:30
Última Resposta: Betão
  Consumo de combustivel. Jorge Augusto 56 135.344 09/11/2013 19:56
Última Resposta: helder pinheiro barbosa
  Consumo Rosemberg 5 13.737 21/10/2013 21:26
Última Resposta: Admin
Triste CHIP PARA DIMINUIR O CONSUMO DE COMBUSTIVEL charle lima 9 29.163 29/09/2013 01:15
Última Resposta: cdesiderati

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes