RE: Revisao dos 20.000 KM
(18/10/2013 10:50)danilocps87 Escreveu: No meu Prisma, depois que acabou o 1 ano de garantia, eu mesmo que fazia as manutenções. Acordava cedo no domingo, passava no auto peças, comprava o que precisava, e trocava em casa... Na revisão dos 10000km queriam me cobram R$650,00. Eu tirei um monte de coisas que não precisava fazer, e o preço ainda ficou em R$350,00, que foi absurdo pela merreca de coisas que fizeram. Depois disso, nunca mais voltei na CSS para fazer revisão...
Tirou um monte de coisa porque a maioria dos motoristas esperam quebrar pra trocar. Pra quem lida com aeronaves, seja como piloto ou mecânico, sabe da importância da troca preventiva, afinal no céu não tem acostamento, se quebrar, vai pro chão.
No auto peças, o ACDelco 5W30 para 5000km, eu pagava R$19,00 o litro. Se pegasse para 10000km, saia por R$26 o litro. Dai pagava mais R$8 no filtro de óleo. Ou seja, fazia a troca completa de óleo gastando R$84. Porém, esse valor era para 4 litros. Como sobrava meio litro, na próxima troca eu comprava só 3. Dai saia por R$65.
Você está me dizendo que o seu carro não consumia 1/2 litro de óleo em 10.000km??? Isso que é motor justo. Porque em todos os carros que tive, sempre precisei comprar pelo menos mais 1 litro para repor até a próxima troca, se não ficava rodando com óleo em nÃvel abaixo do recomendado.
Além disso, eu mesmo que trocava o filtro de ar (R$10,00) e as pastilhas de freio (R$30,00). O filtro de combustÃvel, troquei só uma vez, e paguei R$5 por ele. Como não tinha o alicate especial para trocar, levei numa oficia e o cara trocou de graça para mim, porque não gastou nem 5 minutos para fazer o serviço...
R$ 5,00 um filtro de combustÃvel??? E você diz que só usava peça original??? Fala sério amigo, R$ 5,00 não paga o preço da embalagem de um filtro de qualidade.
Ou seja, com R$400 de uma revisão "oficial", eu fazia minha própria revisão por quase 3 anos... E detalhe: tudo com peças originais... eu não comprava qualquer porcaria não...
Só para comparar com o valores do post inicial: (auto peças X css)
Oleo 5W30 (10.000km) = R$26 X R$38
Filtro de Oleo = R$8 X R$18
Filtro de Ar = R$10 X R$33
Filtro de Combusbustivel = R$5 X R$26
Pastilhas de Freio = R$30 X R$190 (preço que me pediram para trocar na CSS
Mão de obra = R$0 X mais de R$200
Economia = R$462
Além dessa questão, outra coisa que fico na dúvida: AFINAL, PARA QUE SERVE A GARANTIA? Você paga para o mecânico olhar as peças, mas se precisar trocar alguma delas, você tem que pagar a mais. E como as peças na CSS são super faturadas, a garantia só serve para te dar um belo prejuizo...
Quem disse que a garantia é pra peças de consumo??? Ele confere peças de consumo se não estão com desgastes prematuros e realizam a troca das mesmas nos prazos determinados. A garantia serve, por exemplo pra trocar um cambio caso o seu quebre, pra trocar um motor caso o seu bata sem uma causa externa. Pense numa mangueira do seu carro estourando. Sem água, 90% dos carros não acusam o superaquecimento já que o sensor mede a temperatura da água. O carro aquece até começar a derreter os plásticos e a perder desempenho. Se o motor não travar, você já tem ai uma troca de junta de cabeçote queimada, que envolve várias outras coisas e não deve sair por menos de R4 2.000,00 mais todos os plásticos do motor, a mangueira e etc.. já se foram seus R$ 3.000 de economia, sendo que nesse caso a paulada é de uma vez só.
Em 3 anos, eu ando em média 55.000km. Fazendo as contas, a garantia vai me custar nada menos que R$3.330 (incluidas trocas de oleo fora das revisões principais). Isso se nenhuma peça sofrer desgaste prematuro e precisar ser trocada antes da hora... EITA GARANTIA CARA!!!!
|