Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida Cambio At
22/01/2014, 11:39
Resposta: #1
Duvida Cambio At
Galera,
Tenho um 1.8 AT que na estrada tem um consumo satisfatorio( chega a fazer 15 km/l), mas na cidade bebe horrores( varia de 4 a 5 km/l com gasolina). Ai vem minha duvida: seria possivel reduzir a rotaçao minima pra trocar a marcha do carro? Penso que se pudessemos trocar ela apartir de uns 1600/1700 rpm ao final de uma rua eu conseguiria trocar pra quarta marcha e nao ficar andando o tempo todo de segunda e quando consigo passar a terceira ja tem a esquina ou o qubra molas( moro em cidade pequena 20 mil habitantes). Alguem sabe se eh possivel reprogramar esse cambio visando economia? Se meu carro fizesse ao menos 7.5/8km/l na cidade eu estaria satisfeito.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
22/01/2014, 15:37
Resposta: #2
RE: Duvida Cambio At
Tenho um AT 1.8 e faço as trocas no manual conseguindo fazer na cidade com ar ligado 9/10 km/l na gasolina. No automatico é isso mesmo, rotacao sempre alta.
22/01/2014, 17:29
Resposta: #3
Ronaldo,
Mas na sua cidade vc pega mta avenida ne? Da pra desenvolver o carro, aqui qdo eu passo a terceira ja ta hora de freiar, entao o carro anda 90% do tempo de segunda marcha, o q eh um drsperdicio de combustivel... ninguem ai sabe se da pra reprogramar a rotaçao minima pra fazer a troca de marchas nao?
22/01/2014, 18:18
Resposta: #4
É verdade, Virm, no seu caso acho que melhor seria um manual mesmo. Que dá, dá, para reprogramar, pois quem manda em todo o carro é uma central computadorizada. Agora o difícil é convencer a cc a fazer isso na garantia. No mínimo vão dizer que se tu fizer isso, perde a garantia.
23/01/2014, 13:50
Resposta: #5
Concordo, existe um risco enorme da concessionaria não fazer isso, ou se fizer, perde a garantia, se levar na oficina também perde a garantia, to achando melhor vc andar trocando as marchas no manual, ou andar no carro da sua esposa se for o caso, ou comprar um posto aí, que já é um investimento.
23/01/2014, 14:20
Resposta: #6
Pelo que percebi no meu, em M, as marchas não entram se o carro não estiver numa velocidade mínima. a quarta só entra a partir dos 43Km/h mais ou menos. A quinta a partir dos 57Km/h. E quando você consegue chegar em quinta e rodar um pouco que começa a ser econômico. É meio chato pois quando você quer trocar as marchas no limite mínimo, as vezes não entra e o giro vai lá no céu.

Virm, na sua cidade, nos trajetos que faz, você vê possibilidade de chegar a quarta ou quinta marcha manualmente?

Já no D, estou achando que sair devagarzinho, acelerando bem pouquinho, acaba gastando mais. Porque fica mais difícil desenvolver uma velocidade econômica. Sair acelerando mais, as marchas trocam mais rápido e parece que é mais econômico assim.

Cobalt LTZ Adv 1.8 AT
23/01/2014, 14:59
Resposta: #7
Phgmac, eu falo que ando so de 2 marcha e quando troco pra 3 marcha ja tenho que parar em uma esquina ou quebra molas eh no modo manual mesmo... aqui nao tem como andar mais rapido... minha unica esperança eh poder programar o cambio pro giro minimo ficar entre 1600/1700 rpm ou seguir a sugestao do nosso amigo leofarra, comprar um posto de combustivel.. rss
23/01/2014, 16:08
Resposta: #8
(23/01/2014 14:59)Virm Escreveu:  Phgmac, eu falo que ando so de 2 marcha e quando troco pra 3 marcha ja tenho que parar em uma esquina ou quebra molas eh no modo manual mesmo... aqui nao tem como andar mais rapido... minha unica esperança eh poder programar o cambio pro giro minimo ficar entre 1600/1700 rpm ou seguir a sugestao do nosso amigo leofarra, comprar um posto de combustivel.. rss

Essa sua situação é bem parecida com a minha. Como não temos "tempo" para passar marchas mais altas, o carro consome o máximo possível. Se você conseguir manter uma médica acima de 50 km/h, vai pensar que está de moto, rsrsrs

Minha média aqui fica abaixo de 20 km/h. Acho que a velocidade média é o melhor parâmetro para se comparar o consumo e não cidade ou estrada.

Mas algumas raras vezes que vou mais pra longe, noto uma melhora muito considerável no consumo.
23/01/2014, 21:19
Resposta: #9
Como eu disse, creio que não seja o giro, mas a velocidade que limita a passagem de marcha. Numa descida, com 1500RPM, é possível passar as marchas conforme a velocidade aumenta. Portanto, deve haver forma de reconfigurar as velocidades mínimas para entrar cada marcha.
24/01/2014, 09:22
Resposta: #10
Mesmo caso para mim.

Velocidade média de 23 KM/H
Consumo 5.5 (Alcool) cidade.
Na estrada é uma beleza.

Eu estou Muito decepcionado com a mudança do câmbio, mesmo no manual. No trânsito de São Paulo você sente a segunda marcha incomodar e tenta engatar a terceira só vê o número piscando no painel, indicando que não pode fazer a troca.

Da muita raiva tb a reduzida automática do carro. Tem vezes que vc esta a 50 KM/H e diminui para 40 e o carro reduz de 4 para 3a. daí o carro segura como se tivessem passado cola no asfalto.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Trocas Manuais no Cambio Automatico Intell77 2 5.278 13/10/2025 21:39
Última Resposta: jetro.costa
Peça Radiador óleo do câmbio automático jetro.costa 0 516 13/10/2025 21:32
Última Resposta: jetro.costa
  Swap de Cambio AT > Manual bmacedo 0 1.269 08/12/2024 17:13
Última Resposta: bmacedo
  Cambio Cobalt 2014 Rodrigouberaju 0 3.619 16/12/2023 00:05
Última Resposta: Rodrigouberaju
  Cambio Automático do COBALT - Marcha lenta - Rotaçaõ aceleração. ricardozambo 4 22.280 04/10/2023 17:40
Última Resposta: Daniel Figueiredo
  Cambio automatico devagar EuMesmo 15 47.274 09/09/2023 19:56
Última Resposta: elipiresjunior@hotmail.com
  cambio automatico colbat 15/15 LTZ Edson gil do nascimento 0 2.255 06/08/2023 16:26
Última Resposta: Edson gil do nascimento
  Motor/Cambio Jorge 0 4.356 02/05/2021 14:15
Última Resposta: Jorge
  Câmbio automático em M7 renatoguerra 1 10.354 30/12/2020 00:41
Última Resposta: Neimar
  Cambio Automatico parece se perder na troca de marcha Raphael Freire 5 17.299 22/12/2020 12:49
Última Resposta: anderson_nicolau

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes