|
engatar o neutro em movimento(aut.)
|
|
13/07/2013, 17:03
|
|||
|
|||
|
engatar o neutro em movimento(aut.)
Segurança-No manual do cobalt em relação ao modelo aut. consta:"Não mude a marcha para neutro enquanto o veÃculo estiver em movimento, isto poderá causar danos à transmissão, além de ferimento pessoal'"
Como este é o meu primeiro carro automático, apesar de ter lido bastante sobre o assunto, não ficou claro o que pode ocorrer, acredito que o carro vai parar e podemos sofrer um grave acidente, a depender da velocidade, além de destruir o cambio.Não se trata de tentar a "banguela" com carro aut. mas parece não haver trava que impeça de engatar inadvertidamente o neutro, particularmente se estiver no modo manual e passar para drive, um pouquinho a mais de força e engatamos o neutro. Me corrijam se eu estiver falando bobagem. grato carlos sellaro |
|||
|
13/07/2013, 19:13
|
|||
|
|||
|
RE: engatar o neutro em movimento(aut.)
Carlos, comigo aconteceu assim: estava chegando num sinal fechado, coloquei em neutro, mas o carro estava ainda andando, era uma descida, o sinal abriu e eu deixei ele ir andando em neutro, quando fui engatar o manual, ele simplesmente apagou. Tive que voltar ao neutro para religar. Foi uma vez só que fiz isso. O normal é se você esta com ele andando e coloca em neutro, e estiver acima de 20 km/hora, ele simplesmente não engata marcha nenhuma, no painel fica piscando o N. Você tem que pisar no freio para reduzir a velocidade e daà sim ele engata o M. Mas não dá nenhum tranco. Por medida de segurança, agora só coloco em N com ele parado.
|
|||
|
13/07/2013, 20:45
(Resposta editada pela última vez em: 13/07/2013 20:45 por carlos sellaro.)
|
|||
|
|||
|
Pois é, voce teve esta experiencia, felizmente não aconteceu nada de sério
O manual não é claro, mas pelo que afirma se deduz que é possivel engatar o neutro com o carro em movimento e disto pode quebrar o cambio ou alguem se machucar, e não explica o porque, nem parece haver um mecanismo que impeça isto. Acho que a G.M nos deve explicações mais claras, ressaltando que posso estar equivocado, uma vez que como já afirmei este é meu primeiro carro automatico. Carlos Sellaro Pois é, voce teve esta experiencia, felizmente não aconteceu nada de sério O manual não é claro, mas pelo que afirma se deduz que é possivel engatar o neutro com o carro em movimento e disto pode quebrar o cambio ou alguem se machucar, e não explica o porque, nem parece haver um mecanismo que impeça isto. Acho que a G.M nos deve explicações mais claras, ressaltando que posso estar equivocado, uma vez que como já afirmei este é meu primeiro carro automatico. Carlos Sellaro |
|||
|
14/07/2013, 01:37
|
|||
|
|||
|
Eu já fiz esse teste. Se você coloca em neutro numa "banguela" depois coloca em Drive o "D" que aparece no painel fica piscando e não engata até você parar o carro, quando o carro pára totalmente você percebe que dá um tranquinho da primeira marcha engatando e o "D" do painel para de piscar, isto é, a alavanca até entra na posição drive mas não engata. Eu não vejo muita necessidade em desengatar o carro numa descida, mas se você quiser fazer isso, sugiro que você para engatar novamente em movimento primeiro coloque em "M" dependendo da sua velocidade vai aparecer um número junto ex "M5" espere um pouco dai passa para o "D" assim entra normalmente. não sei direito como isso funciona, mas mas parece que quando a gente coloca no modo Manual primeiro ele informa que marcha ele deve engatar no modo Automático.
|
|||
|
14/07/2013, 20:47
|
|||
|
|||
|
vamos novamente citar o que a G.M colocou no manual: "Não mude a marcha para neutro enquanto o veÃculo estiver em movimento, isto poderá causar danos à transmissão, além de ferimento pessoal"o que significa isto? se eu engatar neutro com o carro andando a alavanca do cambio sairá do seu lugar, e me atingirá na cabeça. Ou seja se enquadra perfeitamente danos a transmissão e ferimentos pessoais. Não estaria a G.M nos devendo uma explicação mais técnica? E se realmente o engate do neutro com o carro em movimento é possivel, como já dito nos relatos anteriores não deveria haver um mecanismo que impedisse isto, ou que tornasse este engate inadvertido sem quaisquer consequencias?
Alias pelos relatos do Ronaldo e do José Luiz parece que é exatamente isto que ocorre. |
|||
|
15/07/2013, 02:01
|
|||
|
|||
|
Pelo jeito o manual do Cobalt brasileiro não é completo e tem umas coisas estranhas nele. não sei até onde dá pra levar a sério, Ex. na página 178 tem um tópico "Balançar o veÃculo" daà vai . balançar o veÃculo só permitido se ele atolar na areia, lama ou neve. Imagino que se é permitido só nessas condições então estamos proibidos de balançar o carro em outras situações. Depois de ver no outro tópico o manual do cobalt americano dá vergonha do nosso manualzinho que merecia uma revisão ou pelo menos mais esclarecimentos.
|
|||
|
12/08/2013, 00:56
(Resposta editada pela última vez em: 12/08/2013 00:58 por alissonhouri.)
|
|||
|
|||
|
Isso do manual é estranho mesmo, depois de ler esse tópico chequei todos os manuais de tudo que possuo aqui e o manual em portugues é exatamente igual em inglês so que traduzido. Vacilo da GM mesmo. No nosso caso o Cobalt americano é diferente entao nao poderia ser o mesmo manual, mas ele poderia ser mais completo. Daqui a pouco lançam um carro so com o guia rapido de consulta igual de iPhone, sem manual.
Mas assim pq alguém iria querer colocar em neutro andando? O carro fica mais instável, e o consumo aumenta consideravelmente. Pq quando vc esta engatado seja manual ou automático, se o carro vê que vc nao esta acelerando a injeção corta e o que mantém ele ligado é a energia das rodas. Pode olhar ai que eu nao estou falando besteira, mas expliquei de uma maneira bem simplificada, é mais complicado que isso mas a essência é essa. |
|||
|
12/08/2013, 07:28
|
|||
|
|||
(12/08/2013 00:56)alissonhouri Escreveu: Mas assim pq alguém iria querer colocar em neutro andando? O carro fica mais instável, e o consumo aumenta consideravelmente. É isso mesmo o que acontece, carro com injeção multiponto em ponto morto apenas com ele parado. Administrador e Fundador Cobalt Clube do Brasil http://www.cobaltclube.com.br Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer! |
|||
|
14/08/2013, 18:14
|
|||
|
|||
|
Só atualizando.
Apesar de eu não entender a razão de se colocar o Neutro em movimento eu fiquei intrigado com o que realmente acontece. Hj mais cedo eu estava vindo para casa quando passei por uma descida relativamente grande e sem nenhum movimento, então decidi testar para ver o que acontecia com meu carro se eu fizesse isso (sei que é idiota, mas no momento decidi correr o risco), enfim coloquei no Neutro e deixei ele ir, quando chegou em 80 eu engatei o D e normal, entrou normal , não fez barulho nenhum, eu acelerei e e ele respondeu normal. Agora fiquei mais intrigado ainda, pq um o D trava e fica piscando e nao acelera e no meu foi normal? Será que é a diferença de velocidade? Se tem algo errado é com qual? |
|||
|
14/08/2013, 19:23
|
|||
|
|||
|
A muitos anos atras, eu tinha um amigo que tinha um Del Rey automático, o cara era tão mão de vaca, que ele até no plano colocava no neutro, fazia isso a toda hora, como se fosse uma carro manual, e ele ficou com esse carro por anos.
Agora, se no carro manual, não é recomendado rodar no ponto morto, por uma questão de economia e de segurança, já que o freio para funcionar corretamente em maior velocidade precisa do câmbio engatado, tenho certeza que no automático deve valer a mesma regra. COBALT LT 1.4 2012/2012 |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda