Cobalt Clube do Brasil
POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Bate papo (/forum-4.html)
+--- Tópico: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? (/thread-568.html)

POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Max Machado Rezende - 15/05/2013 22:00

Ola hj fui fazer vistoria no Detran e ele reprovaram minhas rodas 17 tive q trocar p umas 15 p poder passar na vistoria,mas afinal nao é permitido 2" a mais q as originais 15? me ajudem sera q vou ter problemas c Blits?Ah e eu liguei para CC p perguntar se era permitido e ele me garantiram q era.

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - FagnerNascimento - 16/05/2013 04:50

O contran diz que o seguinte.
resolução 262:

Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

Resumindo, não ultrapasse o para-lama, esse é até fácil entender. rsrs

Já com o tamanho da roda, não quer dizer que vc não possa colocar um aro maior, mas sim que vc não pode ultrapassar o diâmetro externo do conjunto roda/pneus, isso quer dizer que, se do aro 15 vc colocou um aro 17, mas o perfil do pneu é baixo e a roda como um todo não fica maior que as originais, então não há problemas em trocar o aro, mas o conjunto roda/pneu (por isso ele diz CONJUNTO RODA/PNEU) deve ter no máximo o mesmo diâmetro das originais do carro. Se seu carro ficar reprovado mas vc conseguir provar que o conjunto é do mesmo tamanho, obrigatoriamente você tem que ser aprovado na vistoria e eles não podem fazer nada.

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Admin - 16/05/2013 12:12

O Fanger explicou tudo certinho, no seu caso é provável que os pneus estejam excedendo o limite dos paralamas.

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Max Machado Rezende - 16/05/2013 18:38

(16/05/2013 12:12)Horatio Escreveu:  O Fanger explicou tudo certinho, no seu caso é provável que os pneus estejam excedendo o limite dos paralamas.

Isso td q o fagner falou eu ja sabia , inclusive ando agora essa lei do Contran no carro comigo,o q fico indignado é q nao ultrapassa nada o conjunto pneu/roda, se vc juntar o peneu original 15 e o atual 17 sao do mesmo tamanho, mesma medida(altura) ou seja mesma altura das rodas originais e nem fica expostap fora, a diferença é q é 17
as rodas 17:

http://www.flickr.com/photos/rodasdeligaleve/8207861573/

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - ricardozambo - 17/05/2013 18:18

Também soube que o Seguro me disse não aprovar maior aro do que o original da Fabricação.

Caso acidente o seguro vai ver a rodas grande voce não ganhar nada de indenização.

Não sei se é verdade.

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Admin - 18/05/2013 10:41

Isso do seguro é mentira, lembrando-se que você deve estar dentro da lei (conforme a resolução do Contran).

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - ricardozambo - 27/05/2013 21:45

Olá Horatio,

Valeu, é foda seguro inventar as coisas de merda ne rsrsPiscada

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Rivited - 28/05/2013 22:40

O Gol G5 da minha esposa usa 17 e nunca tive problema em blitz
E olhe que no Gol as rodas desse tamanho destacam bastante

RE: POSSO OU NAO USAR RODAS ARO 17? - Flavio - 30/05/2013 14:58

(15/05/2013 22:00)Max Machado Rezende Escreveu:  Ola hj fui fazer vistoria no Detran e ele reprovaram minhas rodas 17 tive q trocar p umas 15 p poder passar na vistoria,mas afinal nao é permitido 2" a mais q as originais 15? me ajudem sera q vou ter problemas c Blits?Ah e eu liguei para CC p perguntar se era permitido e ele me garantiram q era.

O Fagner explicou certinho, o CONJUNTO não pode exceder o diâmetro original.
Ou o pessoal do seu Detran é burro ou você estava usando o pneu errado. Ex, o diâmetro do pneu original do Cobalt 195/65/15 é 634mm, não pode ser diferente disso.

1º passo: Não pode sair do paralama. Eu duvido, você teria de usar roda de picape (off set negativo) para acontecer isso e a furação da roda não casa.

2º Passo: o diâmetro do conjunto roda pneu NãO pode ser maior/menor que 2% para carros e 4% para picapes.

Os pneus para aro 17 do Cobalt são 205/50/17 ou 225/45/17. Não sei se raspam em algo ou não, teoria não fui na loja perguntar, também não sabem.
Cálculos podem ser feitos nos links abaixo ou em outros sites.
http://www.etyres.co.uk/tyre-size-calculator (esse é ótimo e simples)
http://www.1010tires.com/Tools/Tire-Size-Calculator (mais preciso)

A pergunta é: Ficou duro com aro 17? Eu já acho meu carro muito duro, sem contar o preço absurdo de 4 rodinhas e os buracos do Rio de Janeiro.