Cobalt Clube do Brasil
Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado (/thread-1859.html)

Páginas: 1 2

Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - sidnei sales - 15/01/2015 23:13

Boa noite, já aconteceu duas vezes nas mesmas condições.
Ligo o carro pela manhã, e continuo com o carro parado, ai ele começa com
o alarme sonoro( o mesmo porta aberta), sem alterar a rotação do motor
o velocímetro sai de zero e fica oscilando a velocidade de 0 a 20 Km/h.
Isso dura uns 10 segundos e depois tudo volta ao normal.
Alguém teve teste problema?

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - danilocps87 - 16/01/2015 13:08

Seu Cobalt tem GNV (esta escrito na sua assinatura). Será que não tem alguma coisa errada no kit que esta interferindo nos sistemas eletrônicos do carro?

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - edlegomo - 16/01/2015 13:40

(15/01/2015 23:13)sidnei sales Escreveu:  Boa noite, já aconteceu duas vezes nas mesmas condições.
Ligo o carro pela manhã, e continuo com o carro parado, ai ele começa com
o alarme sonoro( o mesmo porta aberta), sem alterar a rotação do motor
o velocímetro sai de zero e fica oscilando a velocidade de 0 a 20 Km/h.
Isso dura uns 10 segundos e depois tudo volta ao normal.
Alguém teve teste problema?

Comigo nunca aconteceu.Se o seu carro ta parado e o velocímetro sai do zero,tem algum sensor enviando informação falsa de movimento pro módulo,de repente não seria o sensor de velocidade?O sensor de rotação não é,porque quando ele ta ruim,o carro não pega,sei disso porque tive que trocar o do celta da minha esposa,é melhor levar mesmo na css.

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - sidnei sales - 16/01/2015 16:34

Falando com vocês, eu notei uma coisa, a velocidade do GPS era sempre 2 km mais baixa do que o velocímetro.
Hoje eu notei que esta com quase 5 km de diferença,para baixo, em outro tópico eu relatei um problema no ar condicionado
que desliga em marcha lenta, pode ser ate defeito da mesma causa.
Já agendei para dia 21/01, para verificar o ar condicionado e vou relatar este acontecido.

Com relação ao GNV, ele não apresentou problema algum, mas estou ligado a qualquer mudança.

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - RafadePaula - 18/01/2015 18:51

Quase certeza que é o sensor de velocidade... aconteceu isso comigo no Meriva, o ponteiro ficava maluco subindo e descendo. Troquei o sensor e acabou o problema.

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - danilocps87 - 19/01/2015 08:28

Sidnei, essa questão da diferença entre o valor mostrado no velocimetro e o mostrado no GPS é normal em qualquer carro.

A velocidade do GPS é a correta. Isso acontece porque todos os carros tem um erro no velocimetro, que vai de 2 a 10% em média.

Esse erro aparentemente é proposital. Não sei exatamente o motivo porque as fabricantes do mundo todo fazem isso, mas acredito que não exista um carro no mundo que saia de fabrica com velocimetro 100% preciso.

Você já percebeu que quando vão fazer testes - testes sérios, não aqueles "caseiros" - em carros super esportivos, eles usam um equipamento separado para medir velocidade, e nunca se baseiam no valor mostrado no velocimetro do carro? Porque se o velocimetro estiver marcando 300km/h, o carro estará na verdade em torno de 285km/h.

Pode perceber também que nos testes da revista Quatro Rodas, entre as especificações do carro sempre tem um campo "velocidade real a 100km/h".

No teste do Cobalt, marcava 98km/h (erro de 2%). Lembro que no teste do antigo Ford Ka, era 90km/h. Ou seja, erro de 10%. Mas esse nem é o maior. Teve um carro chines, se não me engano era um Lifan, que mostrava 87km/h...

Esse erro sempre é para menos, nunca para mais. Talvez as montadoras já prevejam uma possível troca de aro que o motorista vai esquecer de recalibrar o velocímetro, e por isso já deixam esse erro de fábrica.

Por isso que muitas vezes você esta na pista a 100km/h e aparece alguém dando farol alto para você sair da frente. Porque se você estiver em um Ka, estará a 90km/h, e o Cobalt atrás de você estará a 98km/h, porém ambos vão estar mostrando 100km/h no velocimetro.

E para falar a verdade, o Cobalt é o carro nacional mais preciso no velocimetro, com apenas 2% de erro. A maioria do carros nacionais tem erro de 5%. O Civic, que também tem velocimetro digital, tem 4% de erro.

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - sidnei sales - 21/01/2015 19:49

Boa tarde, voltei da GM agora , fui levar o carro para verificar o ar condicionado. Comentei com o mecânico
desse problema, ele já ia colocar o aparelho que agora e ligado a um Notebook e ligado na internet conectado com a GM.
Apos e verificação não apresentou falhas, mas o programa informou que tinha uma atualização para o sistema de gerenciamento
do motor que foi feito. Só notei que a marcha lenta ficou mais firme e aguardar se o problema acabou.
Eu acompanhei todo o serviço, la na oficina da Mavesa-Nova Iguaçu-RJ.

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - sidnei sales - 25/01/2015 16:33

Amigos, consegui filmar o problema do velocímetro oscilando a velocidade com o carro parado.
O freio de mão esta acionado e minha esposa entra no carro e bate a porta e mesmo assim ele oscila.
Depois ele para e volta ao normal, vou levar o vídeo para o mecânico da GM.
http://youtu.be/BMdle62n6ZE

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - Bisk8 - 11/03/2015 12:28

(25/01/2015 16:33)sidnei sales Escreveu:  Amigos, consegui filmar o problema do velocímetro oscilando a velocidade com o carro parado.
O freio de mão esta acionado e minha esposa entra no carro e bate a porta e mesmo assim ele oscila.
Depois ele para e volta ao normal, vou levar o vídeo para o mecânico da GM.
http://youtu.be/BMdle62n6ZE

Conseguiu resolver? Percebi que o daqui (1.4 também) faz isso as vezes quando tá abastecido só com álcool.

RE: Velocímetro subindo a velocidade com carro parado - sidnei sales - 11/03/2015 20:57

Levei na CSS, foi feito um reset geral nos sensores e contadores do modulo, verificado a bateria.
Já faz 30 dias e não apresentou mais o problema.