Cobalt Clube do Brasil
Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. (/thread-1732.html)

Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - marcelok5 - 13/11/2014 14:29

Tava visitando o showroom da css enquanto fazia a revisão e decidi abrir o capo do cobalt novo. Percebi que a caixa da bateria diminuiu de tamanho e que tem um sensor em forma de argola no num dos cabos negativo da bateria que acredito ser um sensor de corrente (amperimetro) para proteger a bateira contra descarga.
Ai vendo no meu LTZ 1.4 2012 vi que existe o conector para ligação do sensor, mas não tem o sensor. Então queria saber se esse sensor só vem nos novos ou se é só o meu que não tem.

Aqui uma foto do sensor: https://docs.google.com/file/d/0B-NJuN5Z1J8MTjd3ZHJ2bmZjMUU/edit?usp=docslist_api

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - marcelok5 - 20/11/2014 19:13

Poxa, 151 visualizações já e nada de resposta =/ Alguém ai poderia abrir o capo e verificar a existência desse sensor e informar junto com o ano/modelo do carro? Seria interessante até para teorizar se tem algo a ver com proteção, partida eletronica etc..

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - Flavio - 20/11/2014 21:46

(20/11/2014 19:13)marcelok5 Escreveu:  Poxa, 151 visualizações já e nada de resposta =/ Alguém ai poderia abrir o capo e verificar a existência desse sensor e informar junto com o ano/modelo do carro? Seria interessante até para teorizar se tem algo a ver com proteção, partida eletronica etc..

Cara tu é muito sinistro...
Descobre umas coisas que ninguém aqui ia ver nunca.

Pela foto parece uma bobina tipo daquele alicate amperímetro. Mas aquele alicate é para medir corrente alternada que não é o caso. Para verificar uma grande passagem de corrente (curto)? Agora fiquei intrigado também.

Vou verificar no meu LS favelado e posto aqui, mas a chance dele ter isso é igual a ganhar na mega-sena...

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - marcelok5 - 20/11/2014 22:16

Então tem como medir corrente continua por indução usando uma bobina circular ou garra tambem via efeito HALL, a fluke tem um modelo de amperimetro de garra pra DC, mas caro, então é dificil achar. Acredito que é um sensor de corrente que mede a diferença de corrente entre os 2 cabos de terra (da pra ver que só o maior passa pelo sensor) pra proteger contra descarga.

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - Jorge Moraes - 25/11/2014 18:58

O meu é um LTZ 1.8 AT 2015 e, surpresa! Abri o capô e lá estava o bendito sensor! Nunca iria conferir se você não tivesse postado aqui! Obrigado! Alegre

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - marcelok5 - 25/11/2014 19:21

Opa. Do LTZ eu já desconfiava que vinha em todos mesmo. Quero ver os mais simples e os anos anteriores.
Se alguém mais puder verificar, vai ajudar.

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - sidnei sales - 25/11/2014 22:20

O meu não tem o sensor,mas tem um cabo com conector igual ao da foto, ligado a nada.

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - abiathar - 27/11/2015 20:16

O meu lt 2102 tbm existe ligado a nada

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - brunotaxi - 27/04/2016 22:51

Alguém sabe me dizer se deixar sem pode acontecer algo

RE: Sensor no cabo negativo da bateria. Só nos novos ou o meu veio faltando. - marcelok5 - 28/04/2016 02:34

Não vai acontecer nada. Provavelmente a leitura deste sensor foi desativada nos carros onde ele não veio.