Cobalt Clube do Brasil
Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Bate papo (/forum-4.html)
+--- Tópico: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? (/thread-1609.html)

Páginas: 1 2

Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - cesarmk - 12/08/2014 01:09

Pessoal.

Tentei achar em outros tópicos, mas não logrei êxito. Se houver, perdoem-me.

Independentemente do custo, minha questão é simples:

O uso de etanol no Cobalt 1.8 melhora consideravelmente o desempenho (anda muito mais?)? Em que circunstâncias é percebida essa melhora (arrancada, em baixa, em alta, etc...)?

Em outras palavras: os 2cv de potência e os 0,7 mKgf de torque extras são "notados"? Em quais ocasiões?

Repito que não me refiro ao custo-benefício, mas sim de desempenho.

O meu Cobalt LTZ, 2013/2014, 1.8, nunca andou no etanol.

Acho que vou experimentar.

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - descent - 12/08/2014 02:45

Olha,

no 1.4 fica um pouco mais solto, no automatico 1.8 achei tambem um pouco mais solto (leve).

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - danilocps87 - 12/08/2014 09:39

Nunca abasteci meu Cobalt com gasolina, então sobre ele não posso falar.

Mas, no meu antigo Prisma 1.4 eu usei os dois, e a diferença era bem perceptível. Saia bem mais forte nas arrancadas, respostas mais rápidas em ultrapassagens. Enfim, ficava bem mais esperto com o etanol.

Além disso, a diferença de km/l é muito pouca, e como o etanol é muito mais barato, não compensava rodar com gasolina.

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - cesarmk - 12/08/2014 11:21

Entendo.

Aqui no RS não vale a pena pelo valor do etanol, que é muito caro.

Mas estou pensando em experimentar.

Existe alguma regra ou cuidado especial para o primeiro abastecimento com etanol?

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - Cleber - 12/08/2014 11:42

No final desta semana vou fazer uma viagem até Foz do Iguaçu e quando estiver em terras paranaenses vou abastecer meu Cobalt com etanol, pois o preço do etanol lá é mais barato que aqui em SC e compensa rodar com este combustível.

Após isso vou postar aqui minhas impressões com o uso do etanol.

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - descent - 12/08/2014 12:57

cesar,

aos primeiros km ande com cautela para a central reconhecer o combustivel, pode até ser que na hora de sair na primeira vez (Depois de encher) de um pequena engasgada de 1 segundo.

em relação ao alcool, no computador de bordo, ele vai acusar que voce tem tipo uns 600 km para abastecer (pois a medição é feita no ultimo tanque) o problema maior é isso, nesse tanque voce perde total essa referencia e o mesmo ocorre se enxer a gasolina ele vai acusar tipo uns 450 entendeu ?

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - cesarmk - 12/08/2014 14:54

Acho que entendi, descent.

Então no primeiro tanque de etanol não dá para considerar muito o que marca o computador de bordo...

Se eu zerar os km/l e começar a rodar no etanol não vou poder considerar aquela média ali, isso?

Mas depois que a central reconhecer o combustível ele já fica correto ou demora mais?

Valeu!

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - Alessandro Costa - 12/08/2014 16:17

Tenho um cobalt LTZ aut., com 11.000 km, que só tinha rodado com gasolina ..... Resolvi testar esta semana com álcool ..... Realmente o carro fica mais esperto ..... Com ralação ao consumo rodando 80% na estrada e 20% na cidade mais ou menos! esta fazendo pelo computador de bordo que foi todo zebrado ao encher o tanque ..... 8,8 Lt/km ..... Estou achando bom, também considerando que aqui em São Paulo a diferença do tanque cheio de gasolina para o de álcool fica em aproximadamente R$ 55,00 por tanque.

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - cesarmk - 12/08/2014 16:59

Legal, Alessandro.

Aí parece ser mais em conta do que aqui no RS.

Abs.

RE: Etanol - Faz muita diferença no desempenho? - sidnei sales - 12/08/2014 21:54

O meu 1.4 14/14- eu uso uma mistura de Etanol e Gasolina, como, coloco 35% de Etanol e 65% de gasolina.
O 1.4 na gasolina tem 97 Cv e no Etanol tem 102 Cv, são 5 Cv a mais, o carro se transforma no etanol.
Com a mistura eu tenho o meio terno, entre potencia e consumo.
Quando viajo eu uso Etanol para ter mais força na estrada.
Testem o Etanol Aditivado fica quase um foguete, só tem em uma rede de postos qua tem, não vou falar o nome
para evitar propaganda aqui.
Consulte o Google.