Cobalt Clube do Brasil
Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" (/thread-1435.html)

Páginas: 1 2

Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - mauricio - 22/04/2014 10:20

Com base nos intervalos de troca de óleo do motor, 5 ou 10 mil km, o requisito para troca antecipada (5 mil), seria o uso severo e um dos requisitos que caracteriza o uso severo é:

-veículo parado com frequência por mais de dois dias.

Se o carro não esta sendo usado, o que causaria a degradação do óleo ou perda de suas propriedades lubrificantes?

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Alcir Andreoni - 22/04/2014 12:27

(22/04/2014 10:20)mauricio Escreveu:  Com base nos intervalos de troca de óleo do motor, 5 ou 10 mil km, o requisito para troca antecipada (5 mil), seria o uso severo e um dos requisitos que caracteriza o uso severo é:

Se o carro não esta sendo usado, o que causaria a degradação do óleo ou perda de suas propriedades lubrificantes?

O prazo de validade do óleo, que é de seis meses...

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - mauricio - 22/04/2014 13:17

Ok, mas no intervalo de 10.000km a validade é de 1 ano. Eu gostaria de saber o que faz ele durar menos especificamente nessa condição de uso severo.

O carro por ficar parado mais de dois dias, uma boa parte do óleo desce, mais do que se ficasse parado de um dia para o outro e na partida o atrito é maior exigindo mais do óleo e diminuindo sua vida útil????????

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - marcelok5 - 22/04/2014 14:44

Isso mesmo. Uso severo , além de o carro ficar parado por um bom tempo baixando o oleo como vc falou, é usar o carro por percursos rápidos, como ir até a padaria, mercado, escola etc... Como o carro fica ligado por pouco tempo, o óleo não tem tempo de aquecer e atingir a viscosidade ideal de trabalho, o que baixa a vida útil dele e aumenta o atrito nas peças contaminando mais o óleo. O uso do carro com giro baixo também é característica do uso severo, como a rotação da bomba é proporcional ao giro, em giros baixos o óleo circula mais devagar. Outra coisa importante a se atentar é a quantidade de poeira e partículas no ar. O ADG do canal High Torque no Youtube, comenta bastante sobre o ataque dos minérios suspensos no ar em BH ao óleo e as borrachas dos veículos.

A VW classifica bem o que é o uso severo nos manuais:

Constante uso do reboque ou em viagens com carga máxima;
Trânsito freqüente em estradas ou vias ruins, com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
Em ciclos urbanos com paradas freqüentes. Em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal;
Trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
Prestação de serviços de Táxi, Auto Escola, Entregas, Especiais (Bombeiro, Ambulância, etc.) e/ou similares;
Situações com elevado índice de partículas suspensas (indústrias mineradoras, de cimento, siderúrgicas, marmorarias, salinas, etc.).
Em relação aos veículos conduzidos frequentemente em uso severo, os custos relativos a substituição de peças corre por conta do proprietário.

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Felipe-FCF - 22/04/2014 22:13

Nem todo mundo mora em Brasília para se deslocar mais de 10km de casa para o trabalho, rsrsrs

Mesmo que a CSS mandasse trocar a cada 10 mil eu trocaria a cada 5 mil...

Quanto tempo vocês pretendem ficar com seu Cobalt???

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Felippe - 23/04/2014 00:05

O uso severo não consiste em colocar 200 km/h no carro e sim aquele para e anda para e anda, e com isso o motor aquece d+, o uso severo tb consiste em estradas com muita poeira como estradas rurais e logicamente se ficar 1 ano com o carro sem atingir a quilometragem ideal de troca de 10 mil. começa a formar o aparecimento de borras no carter enfim..

acho q fui claro

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - edlegomo - 23/04/2014 01:09

Eu penso o seguinte:O óleo utilizado é base semi-sintética , tem uma qualidade muito superior ao de base mineral,nota-se pelo preço,nos meus carros anteriores, trocava a cada 5000km com mineral ,independente do tipo de uso,seja severo ou não,agora com semi-sintético,estou trocando a cada 7500km,seja certo ou errado,nunca tive problema algum,minha esposa tem um celta 2001 faz 5 anos ,sempre trocando o óleo mineral neste período e o motor está 100%.
OBS:As vezes troco a cada 6 meses,quando neste intervalo não atinge a quilometragem descrita acima,não deixo passar de 6 meses,principalmente o celta que roda pouco.

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Betão - 23/04/2014 08:55

Tem uma coisa q ninguém está levando em consideração, a péssima qualidade dos combustíveis no Brasil, a troca de óleo mais demorada colabora para um maior acumulo de borra no motor, mesmo utilizando óleo de 10.000km prefiro trocar aos 5.000km...

Uma Sugestão de óleo é o Castrol Magnatec, 100% sintético, muito superior ao Dexos e pelo mesmo preço, para carros q ficam muito tempo parado o magnatec mantem uma camada de óleo nas peças mesmo por um longo período de inatividade...

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Flavio - 23/04/2014 11:04

(22/04/2014 10:20)mauricio Escreveu:  Com base nos intervalos de troca de óleo do motor, 5 ou 10 mil km, o requisito para troca antecipada (5 mil), seria o uso severo e um dos requisitos que caracteriza o uso severo é:

Veja, meu LS tem 6.200 km rodados em 1 ano e meio.
Eu sou considerado uso severo.
Uso o carro quase todo dia (acredite). Em alguns dias uso por até 50 minutos na ida e o mesmo na volta e fica parado o dia todo.
Tem dias que uso por 5 minutos na ida e 5 na volta e fica parado o dia todo, o carro nem chega na temperatura ideal.
Por isso que já troquei o óleo na CSS 3 vezes, 2.000km por troca custando algo como R$ 300,00 no total.
Não quero nem saber, tem que trocar? Então troca. Não vão ser R$ 100,00 óleo que vão me aborrecer historinha de garantia. Como dizia mau saudoso pai: é pagar para não se aborrecer.

RE: Carro parado com frequência por mais de dois dias "uso severo" - Betão - 23/04/2014 11:20

Ando muito, meu carro tem 7 meses e tô chegando nos 20.000km... Antes rodei 283.000km num Focus e nunca precisei nem abrir o motor... Se vc comparar com outros custos do carro o óleo não é o mais caro mas é fundamental para um bom desempenho, acredito q trocar o óleo com com 5.000 o 10.000 km no fundo não faça tanta diferença, mas trocando de 5 em 5 cheguei a 283.000...

Só para deixar claro, não acredito q o motor da Gm tenha a mesma durabilidade do Ford.

E outra coisa não é por trocar o óleo com 5 ou 10 mil km q vc irá perder a garantia, a garantia pode ser discutida caso o óleo não seja o especificado... no caso 5w30, mesmo assim em caso de perda da garantia a CSS tem q fornecer por escrito o motivo da perda com informações técnicas, lembrando q vc tb sempre poderá recorrer ao judiciário para resolver problemas relativos a isso...